domingo, 20 de setembro de 2015

O CENTENÁRIO QUE FUGIU PELA JANELA E DESAPARECEU

É óbvio que os livros não se vendem pelas capas, mas também me parece lógico que algumas capas não suscitem o mínimo interesse do comprador desinformado do conteúdo. Será o caso desta, no entender da maior parte dos membros do Clube de Leitura.

Que um centenário internado num lar fuja pela janela, até pode ser invulgar, mas certamente já terá passado pela cabeça de muitos, mesmo que só octo ou nonagenários. Que depois desapareça sem (quase) deixar rasto, é que é mais difícil. Mas os leitores deste livro são uns privilegiados: não só ficam a par das peripécias da fuga de Allan Karlson (o homem que fazia cem anos no dia em que se escapuliu pela janela), como o escritor vai intercalando episódios marcantes da sua vida, que por sinal também coincidiram com momentos importantes da História do século XX e respetivas personagens - Estaline, Mao, Churchill, Franco, Truman, entre outros, são algumas das que perpassam ao longo destas 364 páginas, como conhecimentos esporádicos do protagonista e que, de alguma forma, influenciaram o rumo dele (e da humanidade). E agora, já centenário, alguém acredita que conheceu todos esses figurões do passado, ainda por cima quando ele próprio detesta conversas sobre política ou religião? Pois!

Vagamente a lembrar Forrest Gump, que por acaso encontra todos os presidentes dos EUA, com a diferença que o Allan Karlson não tem nada de tolo...

Numa sessão que reuniu todos os membros do Clube, que não sei porquê começou com a nota sobre a infeliz capa - maioritariamente apelidada de "berucha" - praticamente não houve discussão sobre o enredo elaborado pelo sueco Jonas Jonasson, unanimemente considerado divertido, surpreendente, delirante, absurdo e hilariante. Uma leitura a não perder, portanto!

Citações:

"Disse para consigo que fizera mal em pensar em morrer quando ainda estava sentado na cama do Lar. Porque, mesmo atacado pelo reumatismo, era muito mais divertido andar fugido, longe da irmã Alice, do que ficar deitado e quieto debaixo de seis palmos de terra."

"O grande líder era inteligente, culto, era bom dançarino e até tinha uma bela voz - mas era completamente doido! Só porque Allan tivera a infelicidade de citar o poeta errado, um jantar ameno tinha-se transformado numa verdadeira catástrofe."

"[...] muitos indivíduos de origem chinesa tinham sido simplesmente expulsos da Indonésia com a etiqueta de comunistas, e tinham precisado de se refugiar na China, onde de imediato eram tratados como capitalistas."

*******
A próxima reunião do Clube de Leitura foi agendada para dia 22 de novembro de 2015, com o romance "Quando o Diabo Reza", de Mário de Carvalho.

26 comentários:

  1. Tenho o livro e e DVD à minha espera, no entanto, nem o romance nem o filme me atraem.

    A minha filha Vanessa gostou do romance, que aqui foi um bestseller.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme é sueco e diz quem viu que não é grande coisa, EMATEJOCA. O livro obteve unanimidade: vale a pena! :)

      E sim, os bestsellers por cá não têm muito a ver com o resto da Europa, mas no "passa palavra" os leitores costumam ser certeiros...

      Eliminar
  2. Não conhecia este livro, a capa não faz o livro mas que é cómica é!

    As pessoas com idade avançada tem coisas para contar que me surpreendem bastante, por isso escrevo pequeninas crónicas das minhas tias e adoro o bom humor delas.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como as pessoas mais novas, também há pessoas de idade sem muito sentido de humor, MZ: não me parece que seja coisa que dependa da idade... A minha avó, por exemplo, era uma pessoa muito alegre e bem disposta, já a irmã era bastante ensimesmada e queixosa - claro que parcialmente também era devido aos desgostos que a vida lhe deu, mas estou convencida que parte também era feitio...

      Enfim, no caso do centenário, a sua vivência e convivências com os chefes de Estado mundiais eram tão inverosímeis, que não admira que ninguém acreditasse. Porque ele não é tolo, mas tem uma maneira de encarar as pessoas que é bastante sui generis...

      Eliminar
  3. Os excertos que nos ofereces abrem o apetite...

    Quanto à capa, é desastrada!

    Beijinhos e bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, desastrada é dizer o mínimo, SÃO! Quiseram pôr tudo na capa e depois deu este desconchavo! :P

      Beijocas e bons sonhos!

      Eliminar
  4. Não haverá ninguém que ache uma capa apelativa. Tenho a certeza. Mas... como dizem: não julgues o livro pela sua capa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é um erro, CATARINA.

      Mas tenho vindo a reparar que as capas estão cada vez menos cuidadas e apelativas, e algumas editoras até quase as repetem para o mesmo escritor, com fotos e/ou cores muito semelhantes.Parece a lei do menor esforço... :P

      Eliminar
    2. As edições americanas/canadianas são, de uma maneira geral, bem escolhidas. A “imagem” da capa é tão importante como a “imagem” do escritor. Que marketing!!!
      Só há poucos anos me apercebi que os livros têm diferentes capas dependendo dos países! : (
      Mesmo sabendo que os livros não devem ser julgados pelas suas capas, não prestaria atenção a esse a não ser que me fosse sugerido, tal o estás a fazer.
      É como a gastronomia: os olhos tb comem! : ))

      Eliminar
  5. Confesso que desconhecia por completo.
    Agora aguçou-me a curiosidade.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, este é o primeiro livro do autor sueco, que foi bestseller em vários países do mundo,PEDRO, mas ele já publicou outro que cá ainda não foi traduzido... :)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Não conhecia o livro, mas a forma como fazes a sinopse parece-me aliciante.
    Eu nunca escolho um livro pela capa e sim pelo toque das folhas e pelo cheiro...estranho, não é?

    Beijos Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, não é assim tão estranho, pelo menos no que toca ao cheiro, que eu também tenho a mania de os cheirar antes de comprar, MANU! :)))

      Beijocas

      Eliminar
  7. Não acredito que alguém compre um livro sem dar uma vista de olhos ao que, normalmente, vem escrito na contracapa, e, muito menos o compre pela aparência da capa!

    Essa, tal como o título, é invulgar, mas isso não me surpreende!! Como podemos constatar, pela tua opinião, até é bem divertido e vale a pena ler....Lá está, quem vê caras não vê corações...:))

    Estive, há dias, com o último livro de Miguel Sousa Tavares na mão, li algumas passagens e, com toda a certeza, vai ser a minha próxima aquisição literária.
    A capa não nos sugere nada, nem coisa nenhuma, e o título também é um pouco vago:"Não se encontra o que procura".
    Mas, o pouco que li, para além de adorar a sua escrita fluída, é o motivo que me leva a desejar lê-lo.

    A Catarina também é fã do MST, será que já o leu?...Ou tu?

    Beijocas e continuação de boas leituras, Teté!...Agora que voltaste ao teu sossego! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um livro é um bom amigo! tenho sempre alguma pena por acabar por deixar esses "amigos" por descobrir ou demasiado tempo instalados nas prateleiras! é quase sempre a falta de tempo, sobretudo que a blogosfera é a grande concorrente e rouba muito tempo...

      Eliminar
    2. JANITA,este foi escolhido no Clube de Leitura, que normalmente se serve da indicação de alguém que já leu e gostou e depois é que se vai ver a sinopse - muitas vezes nem vemos ou mal vemos a capa, que as imagens são pequeninas nos sites da FNAC, WOOK ou BERTRAND.

      Não, embora goste da escrita de MST, só li dele "O Rio das Flores", para lá de artigos e de crónicas. Devo dizer que gosto mais da escrita dele que do próprio homem, que além de "caceteiro" me parece muito tendencioso em algumas opiniões que emite.

      E sim, esta semana tem sido mais sossegadita,depois de duas de férias, a terminar na festa das minhas bodas de prata e no passatempo da gota d'água... :)

      Beijocas e boa leitura para ti também (depois conta)!

      Eliminar
    3. Pois, eu preferi cortar nas horas de televisão, ANGELA, mas tenho sempre mais tempo, pois não trabalho fora de casa...

      E sim, não sei do que seria da minha vida sem livros: provavelmente um imenso tédio! ;)

      Eliminar
    4. Oh! Não sabia que o MST tinha lançado um novo livro. Esse é para comprar. Vou falar com duas das minhas amigas que trazem sempre livros de Portugal e vou perguntar-lhes se compraram este. E depois peço-o emprestado!!

      Janita, que memória!!! Lembrares-te que gosto de MST! Tenho quase todos os seus livros. Quero dizer... li o Equador emprestado. Depois comprei-o. Emprestei-o e ainda não me foi devolvido. No ano passado emprestei Madrugada Suja e tb ainda não me foi devolvido. Não empresto mais livros de MST. Vou guardar os que ainda tenho a sete chaves!!

      Eliminar
  8. Ai o que eu gostei do filme Forest Gump!!!!! «Run, Forest, run!!!»

    (Por acaso não me poria a ler um livro com essa capa... eh eh eh ...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ainda bem, GRAÇA, porque com Forrest Gump a única coincidência é o protagonista conhecer uma série de chefes de Estado... Mas também gostei muito do filme! :)

      Eliminar
  9. O apelo sentido para ler um livro (e para comprá-lo, vá), é desperto por variadas razões. (eh pá, esta semana já é a 3ª vez que incluo M. De La Palisse num comentário): o autor, o título, a capa, a contra-capa, o ouvir dizer que é muito bom, ou até todos estes considerandos juntos. E são os mesmo que podem levar-nos a não ler o tal livro. É o meu caso.
    Admito que esta minha opção pode (e certamente já aconteceu) privar-me de algumas delícias literárias; mas é também provável que me tenham evitado algumas desilusões.
    Feitios...
    Beijokas escritas com sorrisos ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando cá desconfiada que tu és mais de ler o pacote dos flocos de cereais, KOK, que é uma leitura muito mais informativa... Não será uma daquelas delícias literárias, mas não desilude de certeza! :)))

      Beijokas sorridentes!

      Eliminar
  10. Mais um título e um autor que desconheço. Sendo uma leitura divertida a capa, meio estapafúrdia, até parece adequada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As capas podem ser estapafúrdias, mas bem feitas, mas aqui não é o caso, que quiseram pôr tudo na capa, LUISA, e resultou nesta idiotice... Aparece uma elefanta no livro, não é o homem que se mascara de elefante... :P

      Eliminar
  11. A capa é mesmo o pior. Não porque seja feia, mas porque não tem nada que ver com o livro, na minha opinião.
    É o melhor livro que li este ano.

    ResponderEliminar
  12. Deve ser interessante, pertencer a um clube de leitura... Activo!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)