segunda-feira, 1 de junho de 2015

O PÁSSARO DE PEITO VERMELHO

Julgava ser este o primeiro livro da série Harry Hole, mas afinal enganei-me. Isto porque ao contrário do que seria normal, os primeiros livros de Jo Nesbo publicados em Portugal foram os últimos e, como tiveram sucesso, começaram a editar os anteriores em ordem inversa. Pelo que qualquer leitor desatento, como eu, tem andado para trás na história. Não é que faça grande diferença, que cada policial tem o seu próprio enredo que termina no final do volume - mas Hole, ao contrário da maioria de nós, vai rejuvenescendo em vez de envelhecer. Além que começamos a conhecer a sua vida pessoal pelo fim: que já viveu com Rakel, que Oleg o considera uma figura paterna, etc. e tal. 

Bom, sendo assim, este é afinal o terceiro livro da série - o primeiro é "O Morcego" e o segundo ainda não foi publicado em Portugal. Nem os dois últimos que o autor escreveu. E se por um lado é um policial, cujo crime é motivado pela vingança e a traição (não é novidade, diz na capa!), por outro leva-nos a conhecer uma faceta da Noruega que, pelo menos eu, desconhecia completamente: a Noruega foi ocupada pelos alemães durante a II Guerra Mundial e alguns dos jovens noruegueses alistaram-se no exército alemão para combater nas trincheiras em Leninegrado. Isto enquanto o governo e a família real abandonava a Noruega e se instalava em Londres, com todas as regalias a que estavam habituados - e os nazis decretavam o fim da monarquia na Noruega, arranjando um governo fantoche para ocupar o lugar vago. Após o final da guerra a família real e o governo voltaram, aplicando a pena de morte aos colaboracionistas e, pasme-se, penas de prisão aos combatentes e também ao pessoal médico ou de enfermagem... quer dizer, a alguns, como é sempre nestas coisas, né?

Para os amantes de policiais, este é um daqueles livros (série) a não perder!

Citações:

"Ignorar os avisos dos maços de tabaco podia não ser o acto mais extravagante de rebelião que um homem podia ter, mas pelo menos podia dar-se a esse luxo."

"Aune referira que se alguém não tivesse a capacidade de sentir medo, essa pessoa não iria sobreviver um único dia."

10 comentários:

  1. Os livros, as feiras e os desencontros: uma trilogia que vai em crescendo de forma a cada evento que passa.
    Quer os temas policiais, quer a II guerra mundial são assuntos que me interessam. Não conhecendo este escritor nada posso acrescentar; terei que procurá-lo, né?
    Beijokas alistadas com sorrisos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, KOK! Ms estou convencida que um dia destes ainda esbarramos um com o outro... :)))

      Já é o terceiro livro que leio do escritor norueguês e agora comprei mais dois...

      Beijocas sorridentes

      Eliminar
  2. Anónimo6/01/2015

    Mais um autor desconhecido para mim :-)
    Já comprou o Stoner?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontrei Stoner nem na 1ª ida à feira, nem na 2ª, CARLOS. Mas como o livro saiu recentemente, não deve estar com desconto... Portanto, posso comprá-lo noutra altura! :)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Continuo a não gostar de policiais ....

    Beijinhossss e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, são gostos, SÃO! :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  4. Tenho em casa um livro dele. Fui ver o título. “A estrela do diabo”. É um daqueles livros que anda de um lugar para o outro, já correu a casa toda e ainda não o li. Ofereceram-me há algum tempo. Um escritor com bastante sucesso.

    Estou a imaginar-me a entrar de novo na fase dos policiais… : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o 5º livro da série Harry Hole, CATARINA. Em começando agora, podes sempre optar pelo 1º. Ou não, ficas logo com ideia se gostas da escrita dele ou não. Pessoalmente, virei fã.

      Por acaso este ano tenho lido muitos policiais,mas alguns nem eram para ser: calhou! :)

      Eliminar
  5. E a Teté vai deixando aqui sugestões literárias que vou guardando religiosamente.
    Por agora estou absorvido com o Záfon.
    Excelência na escrita!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou deixando, sim, PEDRO, porque também gosto de ler as vossas sugestões. Umas mais ao meu gosto que outras, evidentemente! :)

      De Záfon gostei d' "A sombra e o vento",dos outros que li nem tanto. Um dia deste volto a ler!

      Beijocas

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)