terça-feira, 22 de outubro de 2013

O ESTILETE ASSASSINO

Pois é, o livro já o li durante o verão, até para o emprestar a uma parceira do Clube de Leitura. Mas, dados os últimos acontecimentos, não compareci à reunião - pela primeira vez em mais de 6 anos. Sei no entanto que Alice Munro foi a escritora sugerida para uma próxima sessão, mas não me parece que uma contista propicie grande discussão...

Este título de Ken Follett liga o género policial ao de espionagem, já que a ação decorre durante a II Guerra Mundial. O enredo parte de um facto verídico: em 1944, as comunicações britânicas referiam um imenso exército "estacionado" a sul de Inglaterra. Tratava-se de um embuste, um cenário criado com tábuas e materiais velhos, de forma a enganar a força aérea alemã sobre o potencial bélico inglês e dar a falsa ideia que o ataque se daria em Pas de Calais e não na Normandia, como veio a acontecer a 6 de junho de 1944. A partir daí a história é de ficção, se bem que os líderes políticos e militares sejam identificados pelos seus nomes e características, para dar o devido enquadramento histórico ao enredo.

Henry Faber é o espião alemão que atua na zona de Londres, escapando sempre às malhas dos serviços de contra-espionagem britânicos, que nem suspeitam da sua existência. Utiliza vários disfarces e liquida sumariamente quem se interponha no seu caminho. E só quando 5 elementos de uma patrulha próxima da zona interdita é assassinada, o MI6 deteta a sua presença. E descobre que quatro anos matou a senhoria da casa onde estava alojado, disfarçando o crime como sexual. Começa a caça ao homem! Desconfiamos que o seguimento é ainda mais sangrento, quando ele mata outro militar e, já na posse de provas que podem dar outro rumo à guerra, vai parar a uma ilha onde apenas vivem quatro pessoas: um velho pastor, um ex-piloto da RAF que perdeu as pernas num acidente, Lisa, a mal amada mulher dele e o filho de ambos, apenas com 3 anos de idade. Aí a leitura ganha um ritmo alucinante, por vezes a suscitar a dúvida "porque é que uma ilha com uma localização tão importante como aquela  não tem lá um militarzinho para amostra?" Não é que o experiente espião germânico não o "limpasse" à mesma, mas pelo menos sempre dava ideia que as elites militares britânicas não eram "ingénuas" de todo...

Mesmo assim, um livro empolgante, ao longo das suas 383 páginas!

Citações:
"Os estrangeiros têm espiões: a Grã-Bretanha tem o Military Inteligence. Como se o eufemismo não fosse suficiente, a denominação foi abreviada para MI."

"Tom deitou chá forte em três canecas e juntou um cálice de uísque a cada uma. Os três homens sentaram-se e beberam-no em silêncio, David a fumar um cigarro e Tom o cachimbo, e Faber teve a certeza que os outros dois passavam muito tempo juntos desta maneira, a fumar, a aquecer as mãos e sem dizer nada." 

22 comentários:

  1. Agora estou a ler A Arte da Guerra de Tsun Tzu.
    Denso.
    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, PEDRO, com um título desses deve ser bem denso... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. O último do meu Clube de Leitura foi "O Grande Gatsby" e tive que mandar a minha opinião por mail!
    Estar agora a viver em Lisboa e com um clube em Leiria à 5ª feira, uma vez por mês, não me dá jeito nenhum!
    Ainda não li nada da laureada nem conheço este de que falas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um livro que gostava de ler e nunca tive oportunidade, ROSA! Ora, mas pode calhar que noutras alturas estejas por lá, acho sempre que merece a pena, até mais pelo convívio... :)

      Quanto à laureada, parece que estamos todas a zero, nunca lemos nada dela. Por mim, até gosto de contos... :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Ando com vontade de ler um livro dele, porque yenho ouvido bastantes elogios.....mas vai ter que esperar, rrss

    Beijinhos, linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes não são os livros mais conhecidos dele, "Os Pilar4es da Terra", que não sei ao certo quantos volumes são, SÃO! Mas não me está a apetecer ler mais trilogias ou assim este ano...

      Beijocas!

      Eliminar
  4. li o "noite sobre as águas" e gostei do autor neste estilo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse também foi o primeiro que li, TÉTISQ! :)

      Eliminar
  5. Ando a ler o livro que me ofereceu um aluno, de uma escritora que nem conhecia, a Lucy Dillon. Publiquei um post a 5 de Outubro, quando o recebi. É levemente lamechas mas nos tempos que correm, porque não? Ainda vou a meio.
    beijinho
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conheço essa escritora, MARIA DO SOL. E também não tenho nada contra uma lamechice ou ou outra, de vez em quando. Na verdade, se não lermos (ou começarmos a ler novos autores), não podemos dizer se gostamos ou não... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  6. Anónimo10/23/2013

    Nunca li nada seu. Prioridades.:)

    Um gde beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E até em leituras encontras outras mais prioritárias, NINA! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. "O Inverno do Mundo" continua na estante à espera que eu o leia.
    O maior problema da obra do Ken Follett é, na minha opinião, é o número de páginas: 1022 em "O Inverno do Mundo"

    Também vamos falar dos contos da Alice Munro no Círculo Literário, mas em Janeiro de 2014.
    Os contos da última Nobel são verdadeiras obras-primas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa é outra das razões que não me apetece pegar agora nos seus livros em vários volumes, EMATEJOCA: demasiadas páginas!

      Quanto à escritora canadiana, está na calha! :)

      Eliminar
  8. Ainda não li nem Ken Follet nem Alice Munro. Mas, em geral, gosto de contos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho nada contra contos, LUISA, mas em Portugal as editoras não apostam muito no género... :)

      Eliminar
  9. Este ainda não li.
    Continuo a ler John Grisham. Já vou no terceiro livro. Fiz um interregno no “Palácio de Inverno” sobre a Catarina da Rússia ou a Grande e depois de ter já acabado o livro de Alice Munro que estava a ler - “O Amor de Uma Boa Mulher” que levantei da biblioteca. Não tive que esperar muito pois tinha-o requisitado antes de ela ter recebido o prémio Nobel. Anteontem requisitei mais três e agora, sim, estou numa lista de espera bastante longa!
    Continuação de boas leituras, Teté!

    Fui ver que livros tinha de Ken Follett e um deles é “Night over water”. Já leste. Em tempos comecei a lê-lo mas nunca o acabei.
    TB TE ACONTECE NÃO TE LEMBRARES DOS LIVROS QUE TENS?

    NÃO CONSIGO VER-ME LIVRE DESTAS LETRAS MAÍSCULAS! ESTOU A NECESSITAR DE OUTRO TECLADO, PELOS VISTOS! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olha, CATARINA, aqui também correu o boato que os livros da escritora canadiana tinham esgotado, mas desconfio que não passavam disso. Ou então repuseram os stock rapidamente, pois há livros para entrega em 24 horas... :)

      Foi o primeiro livro que li de Follett e gostei. Mas também já sabes que às vezes é uma questão de "mood"...

      Confesso que tenho alguma dificuldade em decorar títulos de políciais, especialmente de autores que já li vários livros. Convenhamos que a maior parte dos títulos não é muito original... :)

      Enquanto for só teclado, ainda é o menos! ;)

      Eliminar
  10. Ainda não li e eis que é uma bela sugestão.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Follett é considerado pouco literário, KÁTIA, mas compensa com enredos que não largas até à última página... :)

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)