domingo, 15 de junho de 2014

O PIANISTA (e outros)

É mesmo um 4 em 1: são quatro livros num só volume. Claro que as histórias são relativamente curtas, com cento e tal páginas cada uma. A que me chamou mais atenção foi a de Ken Follett, uma vez que aprecio bastante o ritmo acelerado e inesperado que ele confere aos seus enredos: li de rajada! Mas como nunca tinha ouvido falar deste título, fui investigar na wikipédia e acabei por descobrir que as Selecções do Reader's Digest resolveram inovar nesse capítulo - "Whiteout", escrito em 2004 e que obteve a tradução de "A Ameaça" noutras editoras, aqui virou "Perigo Biológico".

Uma empresa de produtos farmacêuticos é assaltada durante a noite de Natal, mas o intuito dos assaltantes não é roubar fórmulas ou medicamentos inovadores, mas o próprio virus que se pretende combater. Para quê? Para com ele infetar a população londrina (e o mundo ocidental, de um modo geral), por obra de um grupo terrorista organizado, com o conluio do próprio filho do dono da empresa, que se encontra crivado de dívidas. Quem não está pelos ajustes é Toni Gallo, a responsável pela segurança das instalações...

Contudo, foi "O Pianista" de Wladyslaw Szpilman que mais me interessou: nunca vi o filme e sendo um relato real do que se passou com o autor - um pianista e judeu polaco a viver em Varsóvia, durante todo o período da II Guerra Mundial - tem todos aqueles contornos da maldade humana, que ainda hoje nos parecem impossíveis de conceber. E também da solidariedade no seu limite máximo - quando ajudar o próximo podia significar perder a vida e condenar à morte a própria família. Muito bom, ainda mais tendo em conta que o autor era pianista, não escritor. 

Citação:
"Os jovens recrutas das forças policiais judaicas eram, na sua maior parte, provenientes dos meios mais abastados, e vários parentes nossos faziam parte delas. O choque ainda foi maior quando vimos aqueles homens a quem costumávamos apertar a mão comportar-se de maneira desprezível. Dir-se-ia que a mentalidade gestapista se tornara neles uma segunda natureza. Bastava envergarem o uniforme e pegarem na matraca de borracha para mudarem por completo."

Também li os outros dois romances, mas ambos são demasiado cor-de-rosa para o meu gosto. Ainda me ri com o último, que depois de um começo radicalmente infeliz - um homem solitário condenado a morrer breve e precocemente de efisema pulmonar (por fumar e beber muito, tá claro!) - tem um desfecho tão feliz... que parece outro livro! Mas enfim, em seu abono, são ambos levezinhos e leem-se rapidamente... 

13 comentários:

  1. Vou em breve aí a Portugal.
    E posso fazer o que faço sempre que aí vou - comprar um montão de livros.
    Variedade e bom preço.
    Coisa que não há em Macau.
    Beijocas e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Penso que "O Pianista" deve ser a história de um dos meus filmes preferidos, e que é protagonizado por Adrien Brody. Se ainda não tiveste oportunidade de ver o filme, aconselho vivamente que o vejas. :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito do filme "O Pianista" mas não li o livro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Reparei agora que me tinha escapado a parte em que mencionas que ainda não viste o filme... ;) Por isso tens de ver o filme e eu tenho de ler o livro. Ehehe

    ResponderEliminar
  5. Não li nenhum desses 4. Mas vi o filme O Pianista. É excelente.

    ResponderEliminar
  6. Também eu não li o livro, já o filme alem de o ver, tenho-o comigo.
    A minha leitura anda, quero dizer, não anda, está muito parada, esperam alguns livros na prateleira a vez de os ler.

    Amiga li o teu post anterior, eu fui das que tinha dito que passava, no entanto não consegui mesmo identificar a foto, mas conheço muito bem Caminha, assim como muito no Norte, onde fazia férias com o meu "folha seca" durante anos seguidos em Ponte de Lima, Ponte da Barca, Vieira do Minho, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira etc, etc...em Caminha ficávamos hospedados no Hotel Porta do Sol, todos os dias depois de jantar fazíamos uma caminhada e entretivermos-nos a contar as portas e janelas pelas ruas fora, durante a manhã atravessamos de barco para o lado de lá, onde íamos almoçar.

    Tem uma boa semana Teté.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. só conheço o Ken Follet e gosto :)

    boa leitura!

    ResponderEliminar
  8. Vi "O Pianista" quando estreou em sala de cinema e Adrien Brody ganhou o Óscar Merece ser visto.

    Quanto ao comportamento dos judeus no sentido que a citação mostra , Primo Levi refere-o em "Se Isto é um Homem..." e Laurence Rees aponta , só por mero exemplo, Mordechai Chaim R. , chefe do gueto de Lódz.

    Beijinhos e que te encontres bem :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/17/2014

    Este mês, por obrigações profissionais, ando a ler mais livros históricos. Tenho saudades de outras leituras, embora estas também me cativem bastante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gosto da ideia de 4 em 1.

    Continuacao de boas leituras.
    Bjos : )

    ResponderEliminar
  11. Vou de férias.
    Estarei de volta lá para meio de Julho.

    ResponderEliminar
  12. Só conheço o filme que é excelente e inesquecível...
    Xx

    ResponderEliminar
  13. Agradeço a todos a sugestão de ver o filme, o que farei assim que tiver oportunidade. E que esteja com capacidade para aguentar, porque a avaliar pelo livro, o filme não deve ser fácil de ver sem se ficar deprimido...

    O 4 em 1 tem um senão, CATARINA: o livro fica pesado!

    Boas férias, PEDRO!

    Beijocas para todos!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)