terça-feira, 9 de abril de 2013

A CONFISSÃO

John Grisham é um dos escritores atuais mais lidos em todo o mundo, muitos dos seus livros já foram transpostos para o grande e pequeno écrã. Contudo, nunca tinha lido nada do autor, calhou agora "A Confissão", cuja primeira edição original é de 2010.

Donté Drumm encontra-se no corredor da morte de uma penitenciária do Texas, enquanto o seu advogado Robbie Flak tenta a todo o custo protelar a data da execução, que terá lugar dentro de quatro dias. O advogado tem a certeza da inocência do seu jovem cliente negro, compelido a confessar o crime de homicídio de uma sua colega do liceu de Slone, pelo astuto e manhoso detetive Kerber e ao fim de quinze horas de interrogatório, insultos e coações várias.

Entretanto, Travis Boyette, um ex-presidiário, dirige-se a uma igreja luterana de Topeka, no Kansas, onde confessa ao reverendo que tem uma doença terminal e pouco tempo de vida, pelo que está hesitante se deve ou não confessar o homicídio da rapariga, garantindo que o sentenciado está inocente. Sem saber como auxiliar o injustamente condenado, o reverendo contacta telefonicamente a equipa do advogado de defesa, mas dada a mediatização do caso em vésperas de execução, a sua chamada  é inicialmente negligenciada... 

444 páginas que não se evidenciam pela forma literária, mas por um enredo que põe em debate a pena de morte nos EUA e as vicissitudes do seu sistema penal, bem como os preconceitos raciais e religiosos ainda existentes nos estados sulistas. (e por esse mundo fora, que o "fenómeno" não é local, infelizmente!) Um drama doloroso, violento, comovente e crítico, que não deixa de ser uma leitura que nos prende até ao final. Gostei... que venha o filme! 

Citações:
"A condenação, sem corpo, não era assim tão difícil de obter. [...] E, apesar de isto provocar dúvidas nas mentes de alguns observadores, nada fez para afrouxar as convicções dos responsáveis pela sentença de morte de Donté. Após anos a verem a realidade com palas nos olhos e com tanto em jogo, tinham a certeza absoluta que o verdadeiro assassino fora apanhado. Tinham investido demasiado para duvidar das suas próprias teorias e ações." 

"O corredor da morte é um pesadelo para os assassinos em série e homicidas violentos. Para um homem inocente, é uma vida de tortura psicológica para que o espírito humano não está equipado." 

"Muitos dos condenados tinham maus advogados cá fora, ou nem sequer eram representados. Os seus recursos tinham terminado, o sistema já não queria saber deles. Ninguém os defendia." 

"Quando o bramido se tornou demasiado alto para continuar, Newton ficou de pé e sorriu com afetação para a multidão, um homem com poder face a face com os que não têm qualquer poder. Acenou, reconhecendo o ódio deles." 

14 comentários:

  1. Anónimo4/09/2013

    Nunca li nada dele, mas despertou-me a curiosidade. Vou por na lista para a proxima segunda -feira da Bertrand
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também não, CARLOS. E como já vi vários dos filmes baseados nas suas obras, tinha de ler um diferente, pois chateia-me saber o final do livro... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Li muitos dos seus livros, desde o primeiro que escreveu. São empolgantes. Entretanto, não sei por que razão, fiz um interregno. Creio que deixou de exercer a profissão para se dedicar à escrita a tempo inteiro.
    Este ainda não li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, CATARINA, ele era advogado, mas deixou de exercer para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Daí não admirar muito que as suas tramas tenham quase todas a ver com o sistema judicial americano. Isto digo eu, dos filmes que vi, que não sei se todos focam o mesmo... :)

      Este é dos mais recentes!

      Eliminar
  3. Pode ser o mais lido em todo o mundo, mas não na minha rua...acho que nunca li nada dele.

    Este já está anotado, se a menina diz que é bom, eu acredito. Além de que parece muito interessante.

    Beijinho :)

    *não há por aí uma moedinha para ajudas de custo? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o mais lido, MARIA, mas um dos mais lidos! A avaliar pela quantidade de best-sellers que conta, claro! :)

      Beijocas!

      § Ajudas de custo?!? Olha, este custou-me um... obrigada! :)))

      Eliminar
  4. Por curiosidade fui confirmar no google todos os livros que Grisham já publicou. Li os primeiros 11 e faltam-me os restantes, ou seja, os últimos 13!!! De facto fiz um interregno mas não pensei que tivesse sido tão longo! : )
    Vai sendo altura de recomeçar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem é um escritor muito produtivo, CATARINA! :)))

      E sim, vais ter muito que ler, para te pores a par. Mas sempre podes passar os que já viraram filmes... :D

      Eliminar
  5. Mais uma sugestão para o meu bloco de notas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugestões nunca faltam, PEDRO COIMBRA! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  6. Sou totalmente contra a pena de morte.Por duas razões:
    -Não tenho poder de criar vida
    - Sendo irremediável, corro o risco de estar a assassinar inocentes

    Beijinhos, linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas, SÃO!

      E claro que os sistemas judiciais têm erros, podemos garantir que já foram assassinados vários inocentes. Não havendo maneira de ressarcir tamanha injustiça! Num país alegadamente tão democrático e crente em Deus, é um non-sense que a pena de morte ainda vigore em alguns estados. ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Este não li. Mas tive uma breve fase Grisham em que li O Sócio, O Perdão, O dossier Pelicano e O Natal de Mr Krank. Estão ali à vista na minha estante e já os posso voltar a ler. É que me esqueço com uma tremenda facilidade das histórias que leio. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, LUISA, fases já tive muitas, mas nunca calhou a de Grisham! :)

      Também esqueço alguns que leio, mas deve ser a diferença para os grandes livros: alguns não esqueço nunca (pormenores à parte, claro...)!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)