quinta-feira, 5 de março de 2015

O MANIPULADOR

Para variar da pratada de filmes, outro tema muito original: livros! Desta vez com "O Manipulador" de John Grisham, escritor que nunca ganhará um Nobel, mas que tem um ritmo de escrita alucinante, que faz com que o leitor não descanse enquanto não acaba a sua leitura. Como foi o caso.

Malcolm Bannister, um ex-advogado negro, encontra-se a cumprir uma pena de 10 anos de prisão por um crime de "colarinho branco" que não cometeu. Entretanto, um juiz e a sua amante são assassinados e o FBI não tem a mínima pista sobre quem é o criminoso. E aí Bannister pode ajudá-los, pois ele sabe quem é o assassino e qual o seu motivo - mas, em troca, deseja ser posto em liberdade (já cumpriu metade da pena) e num programa de proteção de testemunhas. O FBI desconfia que está a ser manipulado pelo ex-advogado, mas na ânsia de apanhar o homicida concorda com as suas exigências. Será que se trata de um bluff de vingança de Bannister (já que foi o FBI o grande culpado por ele ter sido preso, o que levou ao afastamento da família e à perda da sua licença de advogado), ou será que ele realmente está a par dos meandros do crime?

349 páginas absolutamente imperdíveis, para quem é fã do género! (e muito elucidativo também sobre como funciona a justiça americana) 

Citação:

"Há tantas reviravoltas cruéis numa pena de prisão longa. Uma delas é a sensação de que somos lentamente esquecidos pelo mundo e por aqueles que amamos e de que necessitamos."

*******
Numa prisão preventiva, cujo fim parece longe de ser anunciado, sem acusação ou julgamento marcado e que pode ter a duração de meses (ou anos?), a crueldade é certamente maior. Pior, pode acontecer a qualquer um de nós, como já se viu pelo "exemplo" do antigo primeiro-ministro português - que não faço ideia se é inocente ou culpado, aqui não vem ao caso. Já as sucessivas humilhações de que tem sido alvo, demonstram bem o espírito mesquinho dos seus adversários. E assim vai a (in)justiça em Portugal, que utiliza pasquins para manipular a opinião pública e adiar o julgamento indefinidamente.

11 comentários:

  1. Ora cá está uma coisa que eu queria muito ler.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/05/2015

    Como sabe, não sou especialmente fã do género, mas o seu post deixou-me com a pulga atrás da orelha. Na próxima segunda-feira Bertrand ( dia 9) vou ver se o encontro.
    Quanto ao que escreve sobre o ex-pm. limito-me a assinar por baixo tudo o que escreve. Uma vergonha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ~ ~ Pela sugestão, deve ser uma ótima obra de entretimento.


    ~ ~ Tens razão em relação a Sócrates, um homem que provou ser
    inteligente, se fosse culpado, por que viria meter-se na boca do lobo?!

    ~ Como dizes, pode acontecer a qualquer um, o que realmente assusta.

    ~ ~ Beijocas com votos de dias felizes com muitas leituras divertidas. ~ ~
    ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  4. Realmente o género em si não me agrada, mas já li duas ou três obras que me fascinaram...Pode ser que tente, rrs

    Bom serão e beijufas, Teresiska :)

    ResponderEliminar
  5. Quanto a Sócrates acho criminoso o que lhe estão fazendo:é vingança e ófio, independentemente de ser inocente ou culpado ( coisa que está para lá do meu conhecimento, obviamente).

    E quando se pensa em Oliveira e Costa, Salgado, submarinos, reformado de Boliqueime , Passos e afins...

    Fica bem :)

    ResponderEliminar
  6. O enredo é-me apelativo mesmo considerando que não é inédito. Vou procurar e intercalá-lo nas minhas leituras mais ou menos programadas. Pode parecer que tenho obrigações nesta área; mas como são diversos os livros que tenciono ler sinto que tenho mesmo que fazer um programa. Sim Teté, admito que isto é uma parvoíce, mas eu nunca disse que não sou parvo!
    Beijokas sorridentes em 1ª edição!

    ResponderEliminar
  7. Tb já li tantos dele que, neste momento, não me recordo se li “The Racketeer” . Tenho alguns numa caixa que ainda não li. Vou procurar. Talvez seja altura de entrar numa de John Grisham de novo. Depois de ter terminado a série Outlander, virei-me para Ken Follett. : )

    ResponderEliminar
  8. Valeu a dica, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  9. Eu hoje dou outras sugestões de leitura.
    Muito resumidas.
    Vale a pena espreitar.
    Beijocas, votos de bfds

    ResponderEliminar
  10. Teté, podia e devia fazê-lo por mail, uma vez que não fazes alusão o teu aniversário aqui. Pelos menos a esta hora, talvez o faças mais tarde e, quiçá, na tua página do Face.

    Mas é por aqui que venho desejar-te muitas felicidades neste teu Dia.

    Beijinhos, que tenhas um dia muito alegre, junto dos que te são queridos...Parabéns!

    Ah, foi a Ematejoca que nos deu a notícia. Um beijinho também para ela.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todos pelos comentários, a sugestão de leitura prendia-se com o caso da prisão, daí não ter resistido a fazer o paralelo. Mas suponho que qualquer pessoa minimamente sentada percebe que o nosso sistema jurídico está cheio de falhas, mesmo sem referir as do Citius - que me dizem que não estão totalmente sanadas, mas não vejo isso escrito em nenhum jornal, de modo que podem ser só as "más-línguas"...

    Obrigada e beijocas para todos!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)