sábado, 27 de dezembro de 2014

OS LITIGANTES E LIVROS 2014

Este ano li 38 livros. Entre livros de bolso, calhamaços e volumes de uma dimensão dita "normal". Uma média bastante superior há de anos anteriores, mas com clara desvantagem para cinema, teatro, exposições, passeios, onde fui raras vezes ou nem isso.

Também por isso, não escrevi sobre todos os livros que li - não houve tempo (e, em alguns casos, nem paciência!). Mas cheguei à conclusão que para escolher o top + de livros de 2014 (o único deste ano) tinha de dar relevo a este livro de John Grisham. Não só porque foi o meu preferido no género, mas também por ser muito curioso.

Como o nome indica, este é um livro sobre tribunais. Americanos. Que têm muito de admirável, mas também cenas bastante deploráveis - e nem é preciso ir buscar a pena de morte existente em alguns estados (e não noutros), tema que se presta a grande controvérsia. 

David Zine é um jovem e brilhante advogado que trabalha 80 horas semanais numa prestigiada firma de causídicos, sendo remunerado com um montante anual generoso. O problema é que a situação já se prolonga há 5 anos e o advogado não tem tempo para mais nada a não ser trabalhar. (Alguém já viu isto?!? Infelizmente está a tornar-se uma prática bastante comum em Portugal, não só na advocacia, especialmente nas exigências cada vez maiores dos patrões da malta mais nova!) Um dia, farto do emprego, dos colegas, do edifício luxuoso onde nem vê a luz do dia, em vez de entrar no escritório, sai. E na velha tradição destas "decisões rápidas e espontâneas" vai-se embebedar no bar da esquina. Nesse mesmo dia e por puro acaso entra em contato com a firma Finley & Figg,que é exatamente o oposto da anterior - os advogados só se ocupam com divórcios, acidentes de viação e pouco mais, mas estão crivados de dívidas e alguns dos clientes ameaçam processá-los por más práticas. Sem que ninguém saiba ao certo como, acaba contratado por eles e ao serviço do jurista mais novo, que julga ter em mãos um processo contra uma farmacêutica que lhes dará milhões, praticamente sem trabalho nenhum. Mas afinal a causa não é tão fácil quanto aparenta ser... 

438 páginas imperdíveis, para quem aprecia este género de ficção!

Eis 35 dos 38 livros lidos este ano. Alguns não me satisfizeram por aí além, conforme fui referindo à medida que ia escrevendo sobre eles, mas na verdade gostei da maioria. Até porque repito bastante os meus autores preferidos.

Para finalizar este post já de si a dar para o longo, eis os seleccionados:

Clássico: "O Véu Pintado", de Somerset Maugham;

Romance: "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende;

Ação: "Os Litigantes", de John Grisham;

Policial: "Teia de Cinzas", de Camilla Lackberg;

Lusófono: "Segredos de Amor e Sangue", de Francisco Moita Flores;

Humor (também lusófono): "Primeiro as Senhoras", de Mário Zambujal.

Enfim, esta é uma classificação possível, mas em última análise são todos romances de ficção.Tenham...

UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!

26 comentários:

  1. Anónimo12/27/2014

    Eu já passei dos 150 lidos. Até ao fim do ano, hão-de ser + 3 ou 4.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANÓNIMO, não conheço ninguém que leia isso em média. Exceto aquelas pessoas que são conhecidas por "ler" 700 páginas em meia hora. Mas continuação de boas leituras... apressadas ou não! :)

      Eliminar
  2. Uma boa seleção de livros. Este ano também foi o ano em que quadripliquei a minha média de livros lidos. Os últimos têm sido calhamaços de 800+ páginas – da série Outlander. Tomei nota dos que leste porque temos gostos muito semelhantes em termos de autores. Ou melhor, eu é que gosto do livros que escolhes. : )
    Bom fim de semana, preferivelmente com sol porque este que começou aqui está muito cinzento… mas, pelo lado positivo, temos temperaturas positivasn – 7 graus o que, considerando a época do ano, é uma temperatura muito agradável.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano foi muito sui generis, CATARINA, que tive dias que não fiz mais nada a não ser ler e algumas semanas em que nem lhes toquei, sem vontade nenhuma para a leitura. Espero que no próximo ano seja mais bem doseado com cinema,teatro, exposições, etc. e tal, que também nos fazem falta.

      Pois, por aqui também foi um fim de semana cinzentão,e pessoalmente também tive frio, emboraas temperaturas não estivessem tão baixas quanto aí... Maus hábitos! ;)

      Beijocas

      Eliminar
  3. Anónimo12/27/2014

    Também tenho lido muito só que não me apetece escrever sobre isso...nem sobre isso nem sobre nada!
    Continuação de boas leituras!
    E já agora Boas Festas!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo-te perfeitamente, ROSA: há alturas que a vontade de escrever sobre o que quer que seja vai dar uma volta por outras paragens...

      Boas festas para ti também e um grande abraço!

      Eliminar
  4. Interessante o post, ainda mais a lista.

    Li os dois primeiros .

    Bom fim de semana e beijufas, Teresinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não seja muito o teu género de leitura, que eu sei, SÃO! :)

      Continuação de boas festas para ti e uma beijoca!

      Eliminar
  5. ~ Um ´ótimo balanço, em jeito de partilha que agradeço.

    ~ Desejo-te que o próximo ano seja muito auspicioso, permitindo que sacudas a preguiça e participes das atividades culturais mencionadas, exteriores ao teu "ninho".
    .

    ~ ~ Beijocas com votos de alegre e animada passagem! Pelo menos, que o início seja realmente, muito bom. ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos costumo fazer uns balanços, MAJO, sobre livros, cinema, exposições ou outros espetáculos,mas este ano só deu mesmo para o top + de livros. Por falta de comparência nos outros... ;)

      Beijocas e um Feliz 2015 para ti - todo ele, porque é que havemos de ser pobres a pedir?!? :)))

      Eliminar
  6. Oi, Teté!
    Não sei quantos livros li no ano, mas se tivesse que lembrar os primeiros do ano, não me lembro mais. Talvez fosse o caso de começar a anotar :)
    Da sua lista de indicados, já li "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende;
    Feliz 2015!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é questão de me lembrar, LUMA, vou anotando mesmo e tiro uma foto ao livro lido, para o caso de querer partilhar a minha opinião sobre ele... :)

      Feliz 2015 para ti e todos os teus!

      Beijocas

      Eliminar
  7. Anónimo12/27/2014

    Sinceramente, não sei quantos livros li mas, excluídos os livros técnicos e aparentados, fiquei muito aquém desse número. Terei dificuldade em escolher o top five, mas nos próximos dias vou revelar, no On the rocks, a descoberta do ano. É uma escritora que conhecia de outras andanças e que me surpreendeu muito positivamente.
    Beijinhos e bom FDS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses técnicose aparentados não li nenhum,felizmente: para isso já bastam as notícias, que às vezes tem mesmo de ser, para não andar a leste do paraíso,CARLOS!

      Ainda não comentei, mas gostei da sugestão dessa escritora, vou ver se leio algum livro dela para ficar com uma ideia.

      Beijocas e Feliz 2015!

      Eliminar
  8. Olá Teté,
    Que boas leituras fizeste em 2014.... espero que possas continuar em 2015.
    Desejo-te um excelente ano novo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na generalidade foram boas leituras, sim, TERESA DIAS, apenas um ou outro livro desiludiu. E já comecei o livro com que vou iniciar o ano, que escolho com muito cuidado, porque gosto que seja entusiasmante. E como Murakami nunca me desilude, é por aí que vou começar em 2015... :)

      Feliz Ano Novo e beijocas!

      Eliminar
  9. Também gosto de Grisham mas não li esse. Da tua seleção final, só li (há muitos anos) A Casa dos Espíritos.

    Aproxima-se um novo ano e muitas mais leituras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque gosto imenso de histórias de tribunal, LUISA, mas para mim este é dos melhores que tenho lido de Grisham... :)

      Espero que se houver menos leituras seja por haver mais saídas, que também fazem parte de uma vida social mais... dinâmica, digamos assim! :)

      Eliminar
  10. Já me tinha lembrado se este ano não farias o apanhado das tuas leituras... Também gostava de fazer o mesmo com as minhas, mas dá-me cá uma preguiça!!
    Eu gosto muitos de esse género de ficção, mas entretenho-me com os autores portugueses, que prefiro, e não me dixa tempo (nem dinheiro...) para os estrangeiros...

    Beijinhos, boas leituras e Bom Ano! Melhor Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano o apanhado começou e acabou nos livros, GRAÇA, que nem ao cinema fui suficientes vezes para estabelecer qualquer ordem ou comparação.

      A tua escolha recair só sobre autores portugueses é um critério como outro qualquer: pessoalmente não sou tão "nacionalista" (no bom sentido) em relação a leituras, mas também só leio o tal género de romance de ficção (este ano li uma biografia,mas é muito raro). Como dizes, não há tempo nem dinheiro para ler tudo...:)

      Obrigada e Feliz 2015 para ti e todos os teus!

      Eliminar
  11. Fui registando as sugestões, registo mais esta em especial.
    Beijinhos, votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que deves achar este livro uma sugestão particularmente interessante, PEDRO! :)

      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  12. Abraço de Ano Novo com votos de muita felicidade.
    Feliz Ano Novo.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e feliz 2015 para ti também, EXISTE SEMPRE UM LUGAR!

      Bem-vindo! :)

      Eliminar
  13. Que 2015 seja Fantástico!!
    Beijiocas

    ResponderEliminar
  14. Teté,
    Obrigada por partilhar conosco teus livros,teus passeios,tuas músicas e teus pensamentos...e que venha 2015 com muito mais para partilhar! Muita saúde e muito amor para ti!
    *   ★   ☆ ┊    ┊ ☆ ┊  ♥┊┊  ┊      ♥┊    ♥┊ Amor    ┊┊ ┊ ☆ ┊  ♥┊ ☆  ♥┊ ┊   Saúde   ┊  ┊  ♥┊┊♥┊    *      *   ★   ★  ★  *    ★      ☆Paz       ★  Amizade  *★  ☆ ★  ★*  ★  Feliz 2015 •.¸¸.••► P'RA TE TER AQUI •.¸¸.••►Kátia

    Beijo e cheiro!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)