sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A SOMBRA DO VENTO

Li este livro no verão de 2006, ainda não sonhava sequer em entrar no mundo da blogosfera. Já lia e comentava alguns poucos blogues e, numa dessas "tertúlias literárias blogosféricas", referi que "A Sombra do Vento" tinha sido a melhor surpresa dos últimos tempos. Instigada pela Su do blogue "Teia de Ariana",  viria a escrever um pequeno texto sobre o livro, que ela publicou. Nunca me ocorreu (re)publicar no Quiproquó (aliás, nem saberia como, porque estava dar os primeiros passos no blogger), mas  agora - para responder a uma pergunta da Catarina - considerei da maior justiça fazê-lo.

Porquê? Porque se Zafón me desiludiu em  "O Jogo do Anjo" e em "Marina", e não me eximi a criticar os seus enredos (quiçá devido à grande expetativa), com este fiquei absolutamente fascinada. Assim segue a opinião, à qual não mudo uma vírgula, obviamente repescada da "Teia de Ariana", com ligeiras alterações ortográficas e foto atual:



A SOMBRA DO VENTO
Carlos Ruiz Zafón
Dom Quixote - 1ª edição, em Setembro de 2004


A ação decorre em Barcelona, desde o início do verão de 1945 até 1966. Pela mão de um rapaz de "quase onze anos", que é conduzido pelo pai, livreiro profissional, a um santuário impregnado de mistérios: o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Aí, Daniel Sempere pode escolher um livro e guardá-lo, prometendo manter o segredo do local onde o obteve, inclusive até do melhor amigo. O livro escolhido é "A Sombra do Vento", cujo autor nem o próprio pai conhece: Julián Carax.

Fascinado com o enredo, o jovem Daniel pretende conhecer toda a verdade sobre aquele escritor que desapareceu sem deixar rasto, ao mesmo tempo que vive as crises da adolescência, com o primeiro amor e bastantes desilusões. É num sem-abrigo que ganha um amigo para a vida, que o vai ajudar em múltiplas peripécias a desenrolar aquele novelo de sentimentos humanos controversos de histórias passadas. Sempre perseguidos por um sinistro inspetor policial, que deixa atrás de si livros em chamas e um rol de atividades facínoras. 

Sem revelar o final, como é óbvio, aqui fica uma breve passagem:
"- Alguém disse uma vez que o momento em que paramos a pensar se gostamos de alguém, já deixámos de gostar dessa pessoa para sempre - disse eu.
Bea procurou ironia no meu rosto.
- Quem disse isso?
- Um tal Julián Carax.
- Amigo teu?
Surpreendi-me a mim mesmo a assentir.
- Mais ou menos."

Excelente!

E que EXCELENTE seja também o vosso fim de semana!

20 comentários:

  1. Obrigada, Teté!!!!
    Ainda não confirmei qual dos livros é o primeiro da trilogia. Sendo assim vou requisitar A Sombra do Vento para ler depois de O Jogo do Anjo. E mais tarde O Prisioneiro do Céu... já agora! : )
    Abraço. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o primeiro, CATARINA! E, a meu ver, aquele que vale a pena ler. "Marina" é anterior à trilogia, o "Prisioneiro do Céu" não cheguei a ler, dada a desilusão com o anterior... :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Está na lista de compras da fnac.
    Depois eu dou a minha opinião.
    Beijocas e bfs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK, PEDRO COIMBRA, ficamos a aguardar a tua opinião! :)))

      Beijocas e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Tenho esse livro em casa, mas ainda não li. Com esse "excelente" fiquei tentada a começar a ler amanhã mesmo!
    Alguns livro que li e não gostei, gostei em uma segunda tentativa. Outro que gostei, foi decepção. Acho que o nosso estado mental sempre interfere nas nossas escolhas e opiniões.
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma, LUMA: o nosso estado de espírito no momento que lemos um livro também contribui para a nossa opinião! :)

      Se o tens, aproveita para lê-lo! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Comprei e li "A Sombra do Vento", mas não é o livro da minha vida.

    Estou com um pé fora de casa e só regresso no sábado à noite, mas ainda muito a tempo para dar os meus pálpites para os óscares 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é verdade que as opiniões são diferentes, depende dos olhos de quem lê um livro, EMATEJOCA! Para lá do estado de espírito, interesses, modo de encarar a vida e tudo o mais, evidentemente! :)

      Então cá fico a aguardar a tua opinião sobre os Oscares 2013! :D

      Eliminar
  5. Anónimo2/22/2013

    "A Sombra do Vento" é o segundo livro da tetralogia " Cemitério dos Livros Esquecidos", composta também por " O Jogo do Anjo" e "O Prisioneiro do Céu" ( o quarto volume ainda não foi publicado) e considero-os todos fantásticos. Quanto a Marina estou de acordo consigo, mas há que ter em atenção que é um livro para jovens e, talvez, por isso, me tenha sentido defraudado.
    Tenho a certeza que também irá gostar de "O Prisioneiro do Céu". Como escrevi no CR, no último Verão, este livro fez-me alterar as minhas férias e dar um salto a Barcelona, onde comprei um livro de Autran Dorado na livraria Sempere jantei no restaurante Leopoldo.
    Bom fds
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cronologicamente, Zafón escreveu primeiro "A Sombra do Vento", CARLOS! Uns largos anos antes, até! :)))

      Mas sim, retrata uma época anterior! :)

      Depois da desilusão com "O Jogo do Anjo" já não me apeteceu ler mais. Quem sabe se um dia?!? :D

      Mas a Barcelona também gostava muito de ir! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Anónimo2/24/2013

      Tem toda a razão, Teté! Não foi confusão minha, foi mesmo precipitação na hora de comentar.
      Foi , aliás, por essa ordem que os li e foi com "A sombra do Vento" que descobri o Zafón. Sorry (:-

      Eliminar
    3. Mas em parte tinha razão, CARLOS: apesar de escrito posteriormente, retrata uma época anterior! :)

      Eliminar
  6. Eu adorei a" Sombra do vento" não digo mais nada para não aumentar as expectativas da Catarina!
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então fomos duas, PAPOILA! :)

      Boas leituras também para ti!

      Eliminar
  7. Gostei muito desse livro! Mas não gostei tanto do Jogo do Anjo, especialmente a forma como termina.

    Bom fim de semana e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também me aconteceu, GRAÇA! Nem foi da forma como acaba, mas às tantas já era uma salganhada que ninguém se entendia! :)

      Boas leituras para ti também!

      Eliminar
  8. Concordo plenamente. Adorei A Sombra do Vento e desiludi-me com O Jogo do Anjo. Já não tive coragem para atacar a Marina!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, TERESA, depois da desilusão com "O Jogo do Anjo", também perdi a vontade de ler o terceiro. Que não é "Marina", esse é anterior e não tem nada a ver com a trilogia.

      Beijocas!

      Eliminar
  9. Este livro foi-me dado há uns anos por uma ex-aluna e colega de profissão e de escola que faz o favor de ser minha amiga!
    Gostei imenso dele!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro parece ter encantado muita gente, ROSA, havendo uma pessoa ou outra que não ficou tão fã. Contudo, nunca ouvi alguém dizer não gostei ou detestei... O que já é dizer bastante sobre um autor, mesmo que não tenha sido tão brilhante nos restantes livros... ;)

      Abraço

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)