quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ÚLTIMOS LIVROS LIDOS

Agosto foi um mês de muitas e variadas leituras.  As que constam na colagem acima, para ser mais exata. Sobre o livro de Kate Morton escreverei após a reunião do Clube de Leitura (em meados de Setembro), sobre a tetralogia de Elena Ferrante o mais brevemente possível (ainda tenho de ver como, sem revelar demasiado sobre os enredos e o desfecho). Em relação aos restantes, devo explicar o seguinte: embora sempre tenha referido livros, leituras, apresentações, feiras e afins,  este blogue nunca teve a pretensão de se dedicar exclusivamente à literatura. Portanto, quando leio mais, não dou vazão a opiniões literárias - e, diga-se em abono da verdade,  nem todos os livros o justificam.

Um que justificaria seria "Bifes mal passados", de João Magueijo, que não sendo de todo o meu género de leitura me fez rir até às lágrimas. Aliás, devo esclarecer que me foi sugerido num texto da Graça Sampaio e, como o tinha na estante, resolvi "espreitar". Acabei de ler as cerca de 180 páginas nessa madrugada... Já o policial de Mary Higgins Clark é de agradável leitura, mas semelhante a tantos outros, o de Jo Nesbo está longe de ser o melhor do autor (e isto de publicar os livros na ordem inversa da sua edição também prejudica um bocado o seu interesse, no meu entender), "Solar" de Ian McEwan é uma grandiosa seca. Mas lá está, não há espaço nem tempo para falar de todos, fica apenas esta opinião sucinta.

Em Julho, as leituras foram estas:
Por acaso referi aqui quase todos, o que não mencionei foi uma releitura, relacionada com um tema infelizmente ainda muito atual: o da violência doméstica. É neste livro que Clara Pinto Correia relata um antigo caso verídico, de um proeminente juiz que mata a mulher e o filho paraplégico (vítima de um acidente de mota), pois culpa a mulher do sucedido, uma vez que foi ela que ofereceu a motorizada ao rapaz no seu aniversário. Ou seja, aquela ideia que só campónios labregos fazem da vida das suas mulheres um inferno, moendo-as de pancada até à morte, é falsa, acontece em todas as classes sociais. Pior, é que se mesmo o tal hipotético labrego tem sempre algum vizinho que se mostra muito admirado pela desgraça e afirma que o homicida era um "santo homem", quando se trata de gente da "alta" os casos são abafados e muitas vezes nem chegam aos jornais. No caso do livro (como no real) parece que o próprio PGR se meteu ao barulho, tentando culpabilizar a mulher/vítima por não dar apoio suficiente ao marido homicida... (?!?)

Bom, entretanto já comecei a ler outro livro que entrará para o rol dos lidos em Setembro, e que por sinal também me foi recomendado aqui na blogosfera...

BOAS LEITURAS!

9 comentários:

  1. Isso é que foi ler!!!
    Qual será o livro que vais ler em setembro... : )

    ResponderEliminar
  2. Tantos! Não descansas.
    É curioso comecei a ler " A Arma dos Juízes" acho que não vou conseguir ler todo, porque é da minha cunhada e entretanto ela vai embora.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Li hoje sobre um curioso estudo (já se fazem estudos sobre tudo e mais alguma coisa) que ler livros (pelo menos meia hora por dia)aumenta a longevidade... Estou a ver que estás lançada para centenária... :))

    ResponderEliminar
  4. Grande leitora, eu li dois dos que aí mostras mas agoar fiquei cheia de curiosidade pelo que te fez rir!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Muita sugestão para apontar.
    E para ler quando tiver possibilidade.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. A ARMA DOS JUÍZES é um dos livros aqui mencionados que eu gostaria de ler.

    Tenho nas mãos o segundo caso de Erica Falck e Patrik Hedström: DER PREDIGER VON FJÄLLBACKA.

    O policial de Mary Higgins Clark não gostei.

    "Solar" de Ian McEwan está longe de ser o melhor dele.

    Eu gostaria de mencionar todos os livros que leio no "ematejoca azul", só que a maior parte deles não estão traduzidos na língua portuguesa.

    Beijocas literárias.

    ResponderEliminar
  7. Xiiiiii tantos livros lidos!!! Que belas maratonas de leitura! Também hei de ler Os Bifes Mal Passados, só que tenho tantos em fila para ler!!! Pelos vistos é engraçado. Não hei de perder...

    Fico à espera da reflexão sobre a Amiga Fiel da Ferrante. É que li um livro anterior da autora e gostei bastante da sua escrita. Agora ler mais quatro (e comprá-los...) é que é de mais...

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  8. Alguém falou em maratonas de leituras? São as minhas preferidas... :)))

    Obrigada a todos pelos vossos comentários e beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)