terça-feira, 8 de setembro de 2015

SALSA E COENTROS

Lançar as sementes na terra, regar e depois ver despontar os frágeis caules verdes deve ser uma daquelas experiências que ninguém esquece. Quer se trate de semear uma árvore forte e robusta no campo, uma roseira ou buganvília no quintal ou apenas umas ervinhas para uso culinário, num sexto andar.

Certo é que dá mais gosto observar as plantas crescer do que metê-las na panela. Mas um dia lá chegará... até porque a alternativa de secarem no vaso não é mais apelativa. Agora é que entendo a minha avó, que nunca quis uma horta no seu quintal! Apesar disso, não deixa de ser uma poupança relevante, se calculada a nível anual... 

C'est la vie!

10 comentários:

  1. Não me dá só prazer vê-las crescer como muito que reflectir!
    Desde criança que fui habituada a cultivar, sempre o fiz até à 21 anos, altura em que o meu marido adoeceu, o tempo para o acompanhar assim o exigiu.
    Hoje mantenho num canteiro junto ao apartamento, a Hortelã, a Salsa e o Alecrim, em vasos tenho Hortelã Pimenta, Manjericão, Oregãos, Coentos, Cebolinho e Segurelha.

    Um beijinho e boa colheita

    ResponderEliminar
  2. Também rendida aos encantos da "agricultura"?... Um dia, rendo-me assim. :)

    ResponderEliminar
  3. «Coentros e rabanetes não vão à mesa do Rei!»

    https://youtu.be/ozH1lS0VFto

    ResponderEliminar
  4. ~~~
    ~ Ervinhas mágicas que fazem toda a diferença...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~ Beijocas. ~~~
    .

    ResponderEliminar
  5. Pensava que por crescerem tão devagar não o conseguiríamos ver...mas nunca experimentei mesmo estar a olhar :)

    ResponderEliminar
  6. Ao ler o comentário da Luísa lembrei-me da minha irmã...
    É que ela transformou o seu exíguo jardim... em pomar. O apelo da agricultura já lhe chegou! A mim ainda não! (mas não admira que sou um pedaço mais nova do que ela!)

    Beijinhos perfumados de alecrim
    (^^)

    ResponderEliminar
  7. Começaste bem com coentros e salsa, Teté!
    De caminho já podes fazer um arroz de tomate malandrinho aromatizado com a tua salsa picadinha e uns jaquinzinhos fritos a acompanhar!
    Não é tanto a poupança, é mais o prazer de utilizar as ervinhas aromáticas que semeámos e vimos crescer! Um orgulho, uma beleza!
    Ah, que sensação boa!! :))
    Parabéns. O cheiro que exala do teu 6º andar deve encher o prédio de um cheirinho a campo...

    Os meus coentros já estão a dar semente e a salsa continua verdinha e viçosa.

    Beijocas camponesas!!

    ResponderEliminar
  8. Que bom ter uma horta! ; )

    ResponderEliminar
  9. Tenho a minha varanda cheia de ervas aromáticas.
    São bonitas, dão cheiro, utilizamos na comida.
    Nada vulgar em Macau, tenho essa sorte.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Os encantos da agricultura num 6º andar têm as suas limitações, além de que já houve algumas experiências falhadas pelo meio, com alfaces e tomates, por exemplo. Mas pronto, pelo menos nas ervinhas dá um jeitão, que são as que mais uso e assim deixo de as comprar quase semanalmente... :)

    Obrigada a todos pelos comentários de apoio à minha "agricultura" rudimentar! :D

    Beijocas

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)