quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

AO ENCONTRO DE MR. BANKS

"Mary Poppins" foi o primeiro filme que me lembro de ir ver ao cinema. Em meados dos anos 60 filmes para crianças eram praticamente inexistentes e mesmo os desenhos animados eram escassos e já com "barbas" - não eram estreados vários por ano, como atualmente. Daí que o entusiasmo fosse grande, pois esse era um dia importante para uma rapariguinha de 6 anos. Suponho que a matiné, como então se designavam as sessões da tarde, teve lugar no Tivoli. Mas posso estar enganada, que o entusiasmo era com o filme, não com o local.

Assim, não é para admirar que tantos anos volvidos tenha igualmente desejado ver este "Saving Mr. Banks" - estas traduções estão cada vez mais patetas - que mais não é que a história de como Walt Disney convenceu a irritantemente teimosa e rabugenta escritora P.L. Travers a ceder os seus direitos de autor para fazer o filme. E provavelmente não teria convencido, se as finanças da escritora não estivessem nas lonas, mas tal facto não a coibiu de fazer inúmeras exigências. 

Mesmo descontando que este novo filme vem dos estúdios Disney e que provavelmente este é retratado de uma forma muito mais simpática do que a personagem original certamente seria (eu cá não sou de intrigas, mas há quem afirme que ele era um autêntico ditador), certo é que Travers também não era flor que se cheirasse, sem pitada de sentido de humor - ela própria fazia-se passar por 'very british', mas na verdade era australiana de nascimento, só tendo emigrado para Londres aos 24 anos. 

Embora baseando-se em factos verídicos, o argumento possivelmente foi um pouco aligeirado, pelo que consta que deixou bem claro no seu testamento que mais nenhum livro escrito por ela podia ser adaptado ao cinema por Disney e pela sua equipa. Mas o filme não deixa de ser divertido, sendo que protagonistas como Tom Hanks e Emma Thompson são sempre uma mais valia... Look at the trailer:


Curiosamente, este filme obtem a pontuação de 7.8/10 na IMDb e também só é candidato ao Oscar de Melhor Banda Sonora. Ou seja, ainda me faltam ver muitos dos filmes nomeados às principais estatuetas... Mas o que é que isso interessa, se pelo menos este filme dispõe bem?

(Tenho a certeza que a minha mãe também vai gostar de o ver, mas hoje não pode ir ao cinema, pois vai estar muito ocupada a festejar os seus 80 anos. Parabéns, mummy!)

Imagem da net.

12 comentários:

  1. Primeiro que tudo, muitos parabéns a tua mãe e que tenha um excelente dia junto à família!

    Quanto ao filme, admiro o casal protagonista.

    Parece que Disney até tinha simpatias nazis...

    Um dia muito alegre e festivo e beijinhos também

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à mãe que faz uma idade tão bonita. Quanto ao filme deve ser divertido e se dispõe bem isso é que importante. O que não faltam é coisas que nos dispõe mal.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns à mamã!
    Está na lista de espera...
    Há uma série de bons filmes que quero ver mas, por causa do mau tempo, tenho andado a praticar clausura! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo 80 da mãe, Teresa ! :)) Merece uma festa muito especial ! :)))
    O filme tem todos os ingredientes para ser muito interessante ! ... mas o que mais estranhei foi ver o Tom Hanks mais velho uns anos ! ... mas que estranha "mudança" ! :)))

    Beijocas ! ... uma delas para a mãe ! :))
    .

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns à aniversariante!
    É um filme que estou interessada em ver. Ainda não fui ao cinema este ano! Um mês inteirinho sem ir pelo menos uma vez ao cinema?! Estranho... : )

    ResponderEliminar
  6. Mary Poppins de vez em quando, revejo. Ainda hoje pode ser um filme educativo para as crianças !!!

    ResponderEliminar
  7. Beijinhos à mãe, antes do mais.
    No que se refere ao filme, com protagonistas desses, que se lixem as nomeações!! :))
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Beijinhos para a mãe Teté, que bela idade 80 anos!
    Gostei muito desta tua apreciação, talvez veja este filme em DVD, pois cinema é uma coisa que não vejo há muito, e com muita pena.
    Parece-me ser um bom filme este.

    ResponderEliminar
  9. Oi, Teté!
    Dê os parabéns para sua mamã por mim!!
    Um boa pontuação, vai saber o que está por vir nesse Oscar! Assim como o futebol, sempre penso que há cartas marcadas! Mas vou assistir para saber!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  10. Um beijinho de parabéns para a tua mãe.

    "Mary Poppins" não é o filme da minha vida, porém tenciono ver este filme, que chega aqui no dia 3 de Março.
    Vale sempre a pena ver actuar o Tom Hanks e a Emma Thompson, penso levar comigo a Ema só com um "m".

    Um beijinho também para ti, Teté!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todos pelos parabéns à mummy!

    SÃO, não sei quais eram as simpatias dele, mas consta que não era muito simpático (chegando a roubar os direitos de autor do Zé Carioca, pois o verdadeiro e ingénuo autor nunca tinha patenteado a personagem).

    Verdade, STILETTO, boa disposição precisa-se! Embora a da tal Travers não fosse muita... :)

    Somos duas fartinhas de clausura, ROSA! Ando a tentar mudar isso... ;)

    A festa especial foi adiada lá mais para o verão, RUI!
    Quanto ao Tom Hanks é verdade que ele começou por fazer muitos filmes juvenis, mas já há um tempinho que se notam os seus aninhos, que já vão em 57... :)))

    Pois, também não tenho ido pouco CATARINA! Mas estranho tanto... ;)

    Os meus companheiros de ida à cinema também ficaram com vontade de rever, RICARDO, já que não se lembravam nada do filme. Como vi mais do que uma vez, ainda me lembro do essencial... :)

    É isso mesmo, PEDRO, com atores deste gabarito, quem precisa de Oscares?!? :)))

    Não será um marco na história do cinema, NUNO, mas vale sempre a pena ver aqueles atores em cena... :D

    LUMA, não sejamos ingénuos: os Oscar não deixam de ser um jogo de interesses, onde se movimentam milhões de dólares, portanto nem sempre o mérito prevalece. Tendo isso em conta, não deixa de ser interessante verificar quem ganha (ou nunca ganhou, tendo merecido)... :)

    EMATEJOCA, o facto de ser o primeiro filme que me lembro de ver no cinema não faz dele um dos filmes da minha vida - mas recordo o entusiasmo inusitado! E estou contigo: vale sempre a pena ver atuar Tom Hanks e Emma Thompson! :)

    Beijinhos e abraços para todos!

    ResponderEliminar
  12. No sábado estive quase a ir ver esse filme. Era um dos que a minha filha tinha na lista. Mas a minha lista começava com o filme Philomena e a vontade de mãe acabou por prevalecer.

    Pois parabéns à mãe... Dentro de dias conto também ter o meu pai a festejar 80 anos. :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)