segunda-feira, 16 de julho de 2012

O FANTÁSTICO HOMEM-ARANHA

Ora aqui está um filme que não será para todos: apenas para quem gosta de BD e do homem-aranha, que a equipa da Marvel criou e publicou a partir de 1962. Há meio século, portanto!

Em miúda li algumas dessas histórias publicadas em Portugal (em desenho, que as coloridas só apareceriam mais tarde), ocasionalmente. Mas longe de conhecer a sequência toda, como os fãs incondicionais. Assim, não me choca por aí além se o filme não reproduz fielmente as revistas originais - a base é a mesma, mais coisa menos coisa, se o resto não corresponde, enfim, podia ser uma nunca lida...

Vi também a versão cinematográfica de 2002, mas o ator Tobey Maguire não me convenceu por aí além no papel de Peter Parker - uma coisa é ser tímido, outra ter um arzinho apatetado! Tanto que já não vi as sequelas 2 e 3, respetivamente de 2004 e 2007. Andrew Garfield  (o nome de "gato" assenta-lhe que nem uma luva!) consegue representar um super-herói adolescente bastante mais credível e condizente com o nosso imaginário.

A chatice de ser baseado num original lido e relido ao longo de 50 anos, é que se perde um pouco a novidade: Peter Parker vive com os tios Ben (Martin Sheen) e May (Sally Field), desde que os pais se ausentaram subitamente e perderam a vida num trágico acidente de avião. O rapaz nunca os esqueceu, sendo agora um adolescente tímido e pouco popular na escola que frequenta. Certo dia encontra uma pasta que pertenceu ao pai, que entre outros objetos tem escondida no forro uma pasta com uma fórmula que lhe parece importante. 

Aí descobre que o seu pai desenvolvia uma pesquisa genética com o dr. Curt Connors (Rhys Ifans) e decide procurá-lo no laboratório onde trabalha, sendo inesperadamente integrado num grupo de estagiários. Para seu espanto, a guia do grupo é Gwen (Emma Stone), sua colega de turma, por quem parece nutrir uma secreta paixão... Durante essa visita, entra sorrateiramente num espaço de acesso limitado, onde pululam aranhas geneticamente modificadas. A picada de uma dessas bichas determina o aparecimento dos seus poderes especiais, que inicialmente não controla.

O filme continua numa série de aventuras, que obviamente não vou revelar, mas deixo o trailer para quem queira espreitar:


Marc Webb realizou esta versão, atualmente pontuada com 7,6/10 na IMDB. Os efeitos especiais, o casting, a fotografia pareceram-me superiores à anterior. Como senão, alguns dos "voos" do homem-aranha sobre Nova Iorque podem provocar vertigens... a quem não as tem! Mesmo sem visionamento em 3D...

Imagem da net.

9 comentários:

  1. Sorry mas não gosto do Homem Aranha! ~v

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, ROSA, antigamente funcionavam, mas com as mudanças no blogger deixaram de funcionar. Com muita pena minha! Mas aparecem sempre que a caixa de comentários está vazia, nem sei como os tirar de lá... :)

      Quanto a não gostares do homem-aranha, estás à vontade! :D

      Abraço!

      Eliminar
  2. Rafeiro Perfumado deixou um novo comentário na sua mensagem "O FANTÁSTICO HOMEM-ARANHA":

    Passo, não estou para ver remakes de filmes feitos com menos de 23 anos de distância! Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porquê, mas o teu comentário não saiu aqui, RAUF! Assim copiei-o do mail para cá!

      Sabes o que é que eu acho? Estás é com receio que a tua jove, que tanto gosta de gatos, fique fascinada com este... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  3. Não tenho disposição para filmes destes e , para cúmulo, já na milésima versão...ou quase, rrss

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tu e muita gente não tem, SÃO! Daí o aviso inicial... :)

      Mas, de vez em quando, sabe bem ir ao cinema para descomprimir, sabendo de antemão que o filme não vai matar os nossos neurónios com pensamentos filosóficos... :D

      Bons sonhos para ti também!

      Eliminar
  4. Esperarei pela tv... ou outros formatos :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)