quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É POR VAGAS...

Fotografia de Ian Britton.

Os peritos em meteorologia asseguram que vem por aí uma vaga de frio. E chuva. Acredito! Afinal de contas estamos no inverno, costuma chover e baixar a temperatura...

Qual é a novidade? Nenhuma, excepto a insistência televisiva em noticiar o assunto pormenorizadamente, incluindo conselhos fantásticos de uma bem intencionada técnica de vestir mais camisolas e casacos para enfrentar a intempérie, de não beber bebidas alcoólicas (aquecimento ilusório, segundo ela!) e de ter cuidado com lareiras, braseiras e aquecedores, que devem ser apagados ou desligados antes das pessoas se irem deitar. Chegou para elucidar os mais lerdos? Não! Nada como inquéritos de rua, nas cidades e nos campos, para verificar como a população enfrenta esta "adversidade".

Às tantas, uma das inquiridas de volta da sua lavoura, não evidenciou qualquer susto: "Nós [ela e o marido, que estava ao lado] a trabalhar nunca temos frio, suamos muito." O homem acenava com a cabeça, em concordância. "Depois jantamos e vamo-nos deitar, que debaixo dos cobertores estamos mais quentes." Nenhuma destas palavras foi proferida em tom irónico ou de regabofe (nem devem ter sido exatamente estas, que já tinha "desligado" do interesse na reportagem), o casal aparentava ter cerca de 60 anos. Mas espantou-me a filosofia de vida daquela mulher, limitada ao trabalhar, comer e dormir... para aquecer e sobreviver (sem queixumes)!

O que me resta entender é o porquê do empenho em dar destaque aos rigores do inverno nos noticiários! A população do país está assim tão esquecida dos anteriores? Chega a ser absurdo, quando noutros locais do mundo temperaturas abaixo de zero são uma constante...

33 comentários:

  1. Anónimo2/02/2012

    Tudo serve aos jornalistas!
    É por isso que pouco ligo a tv.
    beijocas
    Já agora, que demore mais uns dias a ver se temos neve no Carnaval.:)
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/02/2012

    P.S: a gente humilde queixa-se de pouco. Lembro-me bem as alegrias que os meus avós tinham com pequenas coisas que hoje interessam a pouca gente. (é por isso que cada vez a aprecio mais:))
    bji
    Nina

    ResponderEliminar
  3. E já devem estar a preparar a reportagem para quando voltar o calor, onde se incluirão conselhos como "ingira muitos líquidos e evite a exposição solar nas horas de maior calor".

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, ainda ontem li no jornal conselhos como enfrentar este frio sibérico.
    Há dois dias que não saio de casa, embora quisesse ir ao cinema, mas as temperaturas aqui oscilam entre os 4 a 9 graus negativos.
    Quando saio de casa ainda o sol brilha, mas ao sair do cinema já anoiteceu e 9 graus negativos não é para mim, pois ainda não me esqueci da pneumonia do ano passado.
    Aqui bem perto, na Sauerland, os habitantes até aguentam os 15 a 20 graus negativos, mas eu não sou tão resistente.
    O que eu quero dizer com toda esta lenga, langa, é que há pessoas mais rijas do que outras e ouvir alguns conselhos na TV ainda não é o pior que lá se ouve.

    PS: Respondi ao teu comentário com respeito ao livro "Crimes"!

    ResponderEliminar
  5. Está frio, é certo, mas não é preciso este alarmismo todo. Julgo que, até pelo próprio instinto de sobrevivência, as pessoas, naturalmente, protegem-se do frio!
    E ainda digo mais: quando era pequena, lembro-me de um Inverno mesmo muito frio, o de 1985! Por muito baixas que sejam as temperaturas actualmente, acredita que ainda não apanhei um frio como aquele!

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho ligado a televisão nos últimos tempos. Prefiro ficar a para das notícias (as que me interessam) através dos jornais e internet.

    Estou tão enfastigado de tv, principalmente dos noticiários e das "esplendorosas" notícias com que são "abertos".

    Quanto ao que os metereologistas dizem, eu não dou ouvidos..

    ResponderEliminar
  7. Penso o mesmo que tu quando vejo estas notícias...que nos alertem para o muito frio que aí vem, tudo bem, mas irem ao ponto de nos dizerem o que vestir e fazer é demais...não faz sentido as entrevistas que fazem a pessoas de mais idade, como se fosse o primeiro inverno que passam ou o inverno fosse uma novidade nunca vista...enfim!

    E depois achei graça a uma senhora que estava numa loja, dizia que tinha vendido muitos pijamas e cobertores polares...não acho que esteja assim tanto frio, mas se ficar pior já estou a ver muita gente nas ruas de pijama e cobertor...

    Depois do frio horrível que senti o ano passado quando estive na Holanda, que para me aquecer tinha que entrar numa loja a cada 5 minutos e andava cheia de roupa, acho que cá, com estas temperaturas, estamos no verão...

    Beijinho e um café quentinho :)

    ResponderEliminar
  8. São noticias que não interessam nem ao menino Jesus, mas tudo serve para ser noticia, há piores...
    Continuação de uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  9. Há que fazer render o telejornal...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. realmente!! e eu que tenho uma curiosidade enorme sobre o sexo dos anjos... e também se os marcianos são verde claro ou verde escuro...

    ResponderEliminar
  11. Eu sinceramente já estou cansada de ver tanto noticiário de "vira o disco e toca o mesmo". Está frio, estamos no Inverno e sim, podem morrer pessoas com as temperaturas baixas. Agasalhem-se. Fazer questionários à população é ridículo uma vez que se a pessoa tem o nariz vermelho, a lembrar a rena Rudolfo, é claro que tem frio! Por vezes temos de pensar, senhores jornalistas!

    Beijinhos -^^-
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Quem nasceu na cidade, até se esquece que estamos no tempo do frio.
    Quem nasceu no campo, sabe bem que é chegada a hora de, eventualmente, tiritar um pouco.
    Os "media" já não sabem o que noticiar.
    Portugal está em brasa, logo não há frio que o arrefeça.
    beijinho Teté

    ResponderEliminar
  13. A propósito da resposta do casal de "lavradores", fico a pensar como devem ser felizes. Para quê complicar a vida?

    ResponderEliminar
  14. O mais chato disto tudo é que parece que não vai nevar nestes dias por aqui.

    ResponderEliminar
  15. Pois, NINA, ainda se anunciassem que ia cair neve por estas bandas, isso sim, seria inusitado! Agora que no inverno costuma haver vagas de frio, já se sabe... :e

    É verdade, as pessoas humildes queixam-se pouco! E muitas vezes tinham bastas razões para isso, mas aceitam o que a vida lhes dá com toda a simplicidade e dignidade (de fazer inveja a alguns políticos, caso tivessem dois dedos de testa)!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Até aposto que essa reportagem já está prontinha a sair, RAFEIRITO, assim que os meteorologistas anunciarem dias de calor, bute, lá sai ela... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. EMATEJOCA, mas aqui nem estão previstas temperaturas negativas ou sequer neve, portanto dá para perceber o exagero da reportagem... ;)

    Até sou muito friorenta, não sei se conseguiria viver num país com essas temperaturas de 15 e 20 graus negativos, por mais equipadas que sejam as casas com ares condicionados ou assim! :)

    Li a tua resposta, sim! :D

    ResponderEliminar
  18. Alarmismo é mesmo a palavra certa, ANA! Não sei qual é o interesse em alarmar a população, que já tem outros assuntos mais importantes com que se preocupar... ;)

    Não me lembro assim de um inverno específico em que tenha tido mais frio que nos restantes. Mas lembro que em quase todos há vagas destas, que não têm nada de anormal... :)

    ResponderEliminar
  19. Pois, isto mesmo sem ter em conta que os meteorologistas também se enganam, MIGUEL! :D

    Também vejo poucos noticiários televisivos, pelas mesmas razões, mas desta vez calhou... :)

    ResponderEliminar
  20. Antigamente chamava-se a este tipo de notícias "de encher chouriços", MARIA! Se não há mais nada a noticiar, então toca de prolongar as outras notícias com inquéritos de rua ou outras historietas de pouco ou nenhum interesse... :)

    Ah, mas a boa notícia, no meio disto tudo, é que a proteção civil aconselhou as pessoas a comerem comidas mais calóricas... como o chocolate! =))

    E sim, há países que têm todo o ano temperaturas bastante mais baixas, nem é preciso ir aos esquimós! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Claro que há piores, CONCHITA, nomeadamente as de desgraças e desastres. Mas essas ao menos são notícias, mesmo que ninguém goste que aconteçam! Agora isto? ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Tens razão, WHITE_FOX, nem que seja a "encher chouriços"... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. Essas sim, seriam grandes reportagens, VÍCIO! Porque será que não se atrevem a fazê-las? Era giro ter um repórter especial (e espacial) em Marte, por exemplo... =))

    ResponderEliminar
  24. Pois, às vezes parece que têm falta de algo entre as orelhas, PATRÍCIA! Nem digo os próprios jornalistas, mas os diretores de informação que acham que estes assuntos servem para noticiar... :P

    E no verão já se sabe que fazem outra reportagem com o reverso do "demasiado calor" e ainda outra(s) sobre fogo (embora esta seja mais útil)! Não há pachorra! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  25. Também desconfio que estas reportagens visam, para além de alarmar a população, tentar não mexer muito nessas brasas escaldantes, antes que o circo pegue fogo, KIM! Mas isto sou eu, que sou uma desconfiada... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  26. Entendo o que queres dizer, LUISA, mas francamente prefiro uma vidinha um pouco mais complicada, aquela é um pouco simples de mais, não me traria grande felicidade... :)

    ResponderEliminar
  27. Pois, VITOR, levamos com reportagens de chacha, e nem um bocadinho de neve prometem... :D

    ResponderEliminar
  28. Quando não há coisas/assuntos mais importantes para noticiar (na televisão), fala-se do tempo.

    ResponderEliminar
  29. Por acaso até havia, com uma greve geral de transportes anunciada para o dia seguinte, CATARINA! Mas talvez não quisessem agitar muito o pessoal... :S

    ResponderEliminar
  30. Eheheh, LOPESCA, ontem até tive calor, de tão "equipada" que estava contra o frio... :D

    ResponderEliminar
  31. merecia mais destaque os planos de contingência. realmente, abrir estações de metro para os sem abrigo não raparem briol é muito mais bonito que reunir condições para que não haja sem-abrigo.

    ResponderEliminar
  32. É a tal história de dar peixe a um esfaimado que está há beira de um rio, em vez de o ensinar a pescar, MOYLITO... ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)