quinta-feira, 12 de maio de 2011

COMPANHEIROS DE LONGA DATA...

Este desafio partiu do Rafeiro Perfumado e, sendo literário, resolvi abraçá-lo:
1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes? Já li e reli muitos livros, como por exemplo os da fotografia (comprovado pelas lombadas), mas actualmente estou mais virada para ler novos livros e autores;
2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim? Vários! "O Pêndulo de Foucault" foi um deles;
3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria? "O Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdão, porque tenho a certeza que a loucura me ia bater forte...;
4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste? "Jogos Perversos", de Ruth Rendell, porque ainda não o encontrei em lado nenhum à venda, sendo que gosto muito da escritora e me foi aconselhado pela Ematejoca (que nem sequer aprecia o género policial);
5. Que livro leste cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer? "O Planeta dos Macacos", de Pierre Boulle, cujo final me arrepiou;
6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura? Sim! Comecei pelos contos de fadas, "Tio Patinhas" e afins, mas Enyd Blyton foi a escritora que mais me cativou na infância;
7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê? Alguns obrigatórios de estudo, porque se não lesse ficava a zero na matéria. Foram vários...;
8. Indica alguns dos teus livros preferidos. Bom, para além de "fases" de Agatha Christie, Erle Stanley Gardner, Jane Austen, Irving Wallace, Jeffrey Archer, Sue Townsend, Luis Sepúlveda, entre outros de que li tudo o que apanhei à mão, "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos, "As Aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain, "1984", de George Orwell, "O Principezinho", de Saint-Exupéry, "John, Chauffeur Russo", de Max du Veuzit, "David Copperfield", de Charles Dickens, "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley foram alguns dos mais antigos que me encantaram, sendo que nos mais recentes pontuam a trilogia "Millenium", de Stieg Larson, "A Herança do Vazio", de Kiran Desai, "A Rapariga que Roubava Livros", de Markus Zusak ou "Somos o Esquecimento que Seremos", de Héctor Abad Faciolince, por exemplo. Hummm... estou ouvir alguém a ressonar por aí?;
9. Que livro estás a ler neste momento? Comecei a ler dois: um de bolso para ter na mala - "O Eterno Efémero", de Urbano Tavares Rodrigues; e "Enquanto Salazar Dormia", de Domingos Amaral. Por sinal, ambos escritores portugueses dos quais nunca li nada...
Como é habitual nestes desafios, devia seguir-se uma lista de desafiados, mas como nem todos acham piada, sintam-se à vontade para pegar nele... ou não!

Boas leituras!

8 comentários:

  1. Eu li até o fim o "Pêndulo de Foucault"! Toma! YES! E garanto que mais umas sessões com o psiquiatra e deixam de se notar as mazelas!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. eheheh a anónima a chorar sou eu :p

    E choro porque hoje tá complicado vir aqui e porque não é justo que tu tenhas esses livros da foto e eu não...foram os livros que mais gostei de ler quando era miúda...já a minha mãe dizia que quem empresta não melhora...emprestei, não mos devolveram, eu nãos pedi e acabou por cair no esquecimento :((

    Emprestas??? :y

    Já tinha visto este desafio no blog do Rafeiro e achei muito giro...vou tentar fazer no meu :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Humm! Esse "Eterno Efémero" assusta para quem deseja quebrar o estado da solidão através da net.

    ResponderEliminar
  4. 1 - «O Perfume», de Patrick Süskind, devo ter lido 3 vezes. sem ser por trabalho, e os "Uma Aventura" (3 e 4 vezes cada um, porque não tinha mais nada) não me lembro de ter relido mais livros.
    2 - «O Som e a Fúria», do Faulkner; «O Processo», do Kafka; «A Peste», do Camus, o primeiro porque não conseguia continuar, os dois seguintes porque fui interrompido e achei melhor começar de novo (o que ainda não fiz).
    3 - Pffff... muito difícil, realmente. «O Senhor dos Anéis», do Tolkien.
    4 - «Guerra e Paz», do Tolstoi (talvez, não sei bem!)
    5 - «A Leste do Paraíso», do Steinbeck, tem um final extraordinário. Há mais, mas não me lembra de nada agora :)
    6 - Milhares de "Tios Patinhas" e afins. A colecção «Uma Aventura» toda até aí ao 20 e qualquer coisa. Todos os Astérixes, Lucky Lukes, Tintins, Spirous, Lagaffes... por aí (os milhares de Tio Patinhas não é exagero).
    7 - Vários, mas estou-me a lembrar dos "Contos Góticos", da Karen Blixen.
    8 - «O ano da Morte de Ricardo Reis»; «Tom Sawyer»; «Hobbit e Senhor dos Anéis»; «O Clube Dumas» (A Nona Porta do Reino dos Infernos); «A Mancha Humana»; «O Nome da Rosa»; «0Doutor Jivago»; «Lolita»; «1984»; Quase todos do Tom Sharpe (li tudo o que havia traduzido e já comprei o último :)) e muitos mais, nomeadamente dos mesmos autores dos anteriores, mas não vou chatear.
    9 - «2666», do Roberto Bolaño (mas está difícil por falta de tempos disponíveis).

    ResponderEliminar
  5. Acho que "deverias" ler mais autores portugueses, mas não posso reclamar...

    ;)

    ResponderEliminar
  6. embora não seja entusiasta por aí além dos desafios, neste senti-me desafiado e respondi a ele aqui na caixa de comentários. mas foi ao ar. não vou responder de novo, porque era longo e aborrecido, mas achei piada a este desafio :)

    ResponderEliminar
  7. Olha, MOYLITO, ainda consegui ler o teu comentário via gmail, mas como foram vários a desaparecer, colocar todos aqui implicava uma cópia de cada um e respectiva resposta, pelo que preferi deixar passar, que dava uma enorme trabalheira (preguicite aguda em acção!) :)

    De qualquer das formas, alguns deles já apareciam como anónimos e assim, porque o blogger já estava com dificuldades.

    Mas também adorei o "Perfume" e o "Wilt", "A Leste do Paraíso" tenho ideia que me me fez chorar imenso - e suponho que o livro, embora também tenha visto o filme... :((

    Os meus "Tios Patinhas" também foram buereré! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)