segunda-feira, 17 de maio de 2010

OS ESPIÕES

Que acontece quando um grupo de homens desencantados da vida se entrega à bebida e aos mitos da tragédia grega? O bar do Espanhol é o primeiro palco deste romance de Luis Fernando Veríssimo*, onde as acaloradas discussões literárias e gramaticais dos frequentadores habituais vão sendo substituídas pelas palavras da misteriosa Ariadne. Essas chegam pelo correio da editora onde um deles trabalha, pretendendo futura publicação em livro - como alegada vingança da morte do seu "Amante Secreto" e um anunciado suicídio no capítulo final. Ao tecer esses fios, a potencial escritora cativa e estimula a imaginação de todos...

Entusiasmados, congeminam um plano, que designam de "Operação Teseu", e lá vai o primeiro "espião" rumo a Frondosa - uma pequena cidade do interior, que deve o seu nome a uma árvore centenária que foi cortada e substituída por um círculo de cimento na praça principal - o local de onde são enviadas as cartas. Mas a informação não chega com a celeridade necessária aos ansiosos clientes do bar e, tal e qual heróis a salvar a mocinha, acabam por partir todos em debandada para a "santa terrinha".

171 páginas delirantes e hilariantes, com um final insuspeito de ser previsível, que gerou unanimidade (e muita risota) no Clube de Leitura: GENIAL!

CITAÇÕES:

"Não demorei para deduzir que o homem lúgubre era o Fúlvio Edmar, com quem eu trocava cartas desaforadas porque nunca tínhamos pago os direitos que ele reclamava do seu livro 'Astrologia e Amor'. Pelo menos estava falando comigo, em vez de puxando os meus testículos por dentro para substituir minhas amídalas, como ameaçara fazer numa carta."

"O professor contou que iniciara a moça do ônibus no sexo tântrico, no qual ele fora um pioneiro no estado, e a levara ao delírio várias vezes por dia. No fim de três dias surgira um desentendimento quanto a dinheiro, que a moça mal-agradecida insistia em receber apesar dos seus orgasmos múltiplos, enquanto a tia Loló ameaçava chamar a polícia, e o professor se vira obrigado a pagar e sair."

"A maioria não vai para se confessar, vai para ouvir as confissões dos outros. Como padre Bruno é surdo, os fiéis são obrigados a gritar os seus pecados [...] Lúcio Flávio mantém uma informante de plantão na igreja durante as confissões. Ela senta perto do confessionário e faz anotações, compilando os pecados dos fiéis da cidade."

* Luis Fernando Veríssimo é filho de Erico Veríssimo e nasceu em Setembro de 1936. Além de escritor e de cronista em vários jornais brasileiros e no semanário português "Expresso", também toca saxofone no sexteto Jazz 6, que tem a particularidade de já ter variado entre 9 e 5 membros...

*******
A próxima sessão do Clube ficou agendada para dia 10 de Julho, com o livro "Somos o Esquecimento que Seremos", de Hector Abad Faciolince.

12 comentários:

  1. E eu fico sempre mais rico quando aqui venho espiar.
    Autógrafo de Sepúlveda? Sortuda!
    Bj Tété

    ResponderEliminar
  2. E eu fico sempre mais contente, quando te vejo "aparecer", KIM! :D

    Não foi sorte, a menina que foi comigo sabia que ele estava lá, levei dois livrinhos de casa e tudo para ele autografar! :z

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. A feira do livro sempre rendeu ehehhe.
    Não conhecia talvez dê uma olhada. E a Lisbeth como vai?
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ná, este já tinha comprado há uns tempos, PSIMENTO! :))

    Interrompi a Lisbeth uns diazinhos - que este estava programado para ler há dois meses, com respectiva "discussão" no final - mas já retomei. Embora ainda faltem 200 e tal páginas... (sai assim que o terminar) :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Para já tenho de dizer que tem uma capa muito sugestiva! :) Não fosse a minha pilha de livros e este seria um livro a comprar! Assim será um livro a requisitar na biblioteca, pois parece-me que vale a pena conhecer esta história "delirante e hilariante"! :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. não há uma versão resumida?
    171 páginas é tanto...

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei do título do próximo livro a debater:)

    E a minha Lisbeth volume II também ainda está sossegadita na prateleira que ando à volta de um do Marc Lévy. Para desenjoar...

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Vais gostar, TONS DE AZUL! Agora não sei se tão depressa encontras na Biblioteca, que o livro é de finais de 2009... :)
    Beijocas!

    Conheço os "Lusíadas", a "Bíblia" ou "As Mil e Uma Noites" em versão resumida, VÍCIO! Normalmente, contados "às criancinhas"... ;))
    Deste, não me consta!

    Por acaso não fomos lá pelo título, mais por indicação de uma amiga de alguém, que afirma ter sido o melhor livro que leu no ano passado, SAFIRITA!
    Ainda não enjoei a Lisbeth, foi só uma pequena pausa... :D
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. pinta, tem muita pinta :)

    ResponderEliminar
  10. Vou tentar introduzir este, nem que seja à força, na lista de espera. ;)

    ResponderEliminar
  11. Podes crer, MOYLITO, tem cá uma pintarola... =))

    ResponderEliminar
  12. Ui, SUN, linhas cruzadas!

    O livro lê-se num instante, até porque tem um sentido de humor fantástico. Não duvido que vais gostar! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)