domingo, 25 de janeiro de 2009

A MINHA AMA VESTE CALÇAS

Há livros chatos e outros livros chatos! Alguns são muito filosóficos, cheios de ideias buriladas e rebuscadas, quando chegamos ao fim só percebemos metade e ficamos com uma vaga sensação de culpa, por não sermos tão espertos quanto pensávamos. "A Minha Ama Veste Calças" não se insere nessa categoria, mas na outra: dos que são chatos de tão previsíveis, no início já sabemos como a historieta vai acabar, com maiores ou menores variantes pelo meio...

Está certo que é fácil de ler, numas férias de Verão se calhar até sabe bem, permitindo uma leitura descontinuada entre mergulhos, petiscos, jantaradas, com umas piadolas pelo meio a ajudar a descontrair. Um romance de cordel a dar para o modernaço, escrito por Holly Peterson, uma produtora televisiva americana em que a personagem central é... uma produtora televisiva! Basta esse grande e fabuloso exercício de criatividade, para entender a "subtileza" do que se segue: a mulher trabalha e é mãe de três filhos, vive na alta sociedade novaiorquina, rodeada de dondocas e casada com um advogado conceituado, sempre ausente, que só pensa em ganhar mais e mais dinheiro, na compita permanente com os outros ricalhaços, que falam de aviões particulares como se fossem apenas um pires de tremoços. Para colmatar as ausências paternais contrata um homem para servir de ama-seca, uma vez que percebe que o filho de 9 anos está a necessitar de uma presença masculina por perto, especialmente na área desportiva. O ama-seca é giraço, irreverente e cativante... Não é preciso acrescentar mainada, pois não?

Talvez fosse divertido, se não tivesse mais e melhores livros para ler! 478 páginas? Enfim, não deu azo a grande discussão no "Clube de Leitura", embora houvesse quem o achasse engraçado. O próximo título a discutir será "Regressar a Casa" de Rose Tremain, a 28 de Março.

Este, na minha modesta opinião, é completamente descartável!!!

15 comentários:

  1. Olá Teté!
    Chegou às 4 horas da manha do "Clube de Leitura" ou tem insónias como eu?

    Gostava de saber pormenores sobre esse tal "Clube de Leitura".

    Nunca ouvi falar desse livro nem da autora. Mas "um ama seca" muito giro é de aproveitar.

    Boa noite ... bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia Teté

    Contento-me com o prato de tremoços e uma(o) "ama... giraço e divertido", e já vou bem servida.

    Um beijinho e um bom Domingo
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Ah, ah, ah, EMATEJOCA, não cheguei de lado nenhum, que a reunião foi cá em casa. E "Clube de Leitura" é só um nome pomposo para um pequeno grupo de amigas (só de vez em quando há um participante masculino), em que todas gostamos de ler e combinamos um dia para discutir determinado livro, mais ou menos de dois em dois meses. Nada de muito intelectual, embora este livro tenha "descambado" um pouco demais...
    Claro que também é motivo para convívio e de uns petisquinhos! :)
    Beijocas!

    O ama chega a ser entediante, de tão "príncipe perfeito" que é, ISABEL! Por acaso, faltaram tremoços na petisqueira... :)
    Beijinho e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  4. Ainda nâo me tinha dado conta que lias um livro e depois o discutias num clube de leitura. Eu comento cá em casa os livros que leio, de vez em quando digo algo sobre isso no blog mas nunca me deu para discutir livros em tertúlias. Mas ainda hei-de entar numa para discutir o kama-sutra. É que há posições que são mesmo de fazer doer os rins. Beijinhos, tété :)

    ResponderEliminar
  5. Tu vais desencantar cada história!!!

    Beijocas
    ;)

    ResponderEliminar
  6. LOOOL, ora aí esta algo que não vou ler...obrigada pelo aviso!! ;-)))))

    ResponderEliminar
  7. "Clube de Leitura"???
    Que ideia espetacular também queria participar num mas ...
    ´jinhos

    ResponderEliminar
  8. Esse, por acaso, nunca discutimos, PREDATADO!
    Mas acho que ias achar piada à "tertúlia", entre livros e petiscos... :)
    Beijinhos!

    Desencantada fiquei foi com a historieta, GATINHA! ;)
    Beijocas!

    LOOOL, também serve de aviso, sim, VAN! :D

    Mas este não é assim muito "a sério", LOPESCA! É um pretexto para um convívio, entre livros e petiscos... :)))
    (há quem escolha obras bastante polémicas, tipo os "Versículos Satânicos", e depois analise o livro em profundidade, em confronto com as outras opiniões)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. neste momento estou a ler 2 livros: a Mancha Humana, de Phlip Roth, (a Clara Umbra - acho que sabes quem é -recomendou e até agora tem sido muito bom) e o Triunfo do Bastardo, de Tom Sharpe, que tem sido surreal mas num sentido muito positivo. Não perguntes como é que eu faço para ler os dois que eu também não sei, mas estou a lê-los :)

    ResponderEliminar
  10. Bem, MOYLITO, como este era um bocado calhamaço, também comecei a ler um livro de contos do Herberto Helder, para ter dentro da mala quando tenho de esperar em qualquer lado. Que é fácil, porque leio um conto de cada vez (são curtos) e não perco o fio à meada.

    De Philip Roth nunca li nada, mas de Tom Sharpe já e chorei a rir com "Wilt", uma história completamente surrealista, mas hilariante... :)))

    ResponderEliminar
  11. já ouvi falar de outras histórias que falam de babysitters bem mais interessantes!
    a rondar os 18 anitos, de saia curta...

    ResponderEliminar
  12. Acho que este ama-seca não ia ficar bem de mini-saia, VÍCIO!!! :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Teté!
    Fiquei muito entusiasmada com o "Clube de Leitura", que quero também organizar um cá em casa. Quantas amigas tem esse seu pequeno grupo? Quem escolhe o livro? Eu estou a pensar em nos encontrarmos 4 vezes no ano.
    Claro, que cá em casa nada de uns petisquinhos, só cervejas!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. EMATEJOCA, já respondi no teu canto, espero ter sido esclarecedora de todas as questões... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Esta do Clube de Leitura. Tive um na Biblioteca da escola onde estive. Chamava-se leitura familiar.
    As famílias inscritas pegavam num livro. Liam-no em família e uma vez por trimestre comentava-se emgrupo. Cada família fazia também um trabalho escrito, desenhado ou noutro qualquer suporte para apresentar no dia da reunião de grupo.
    Foi muito interessante!
    Beijinhos
    Licas

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)