segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE?

Pressurosos, os nossos governantes andam a tratar da nossa saúde: arrecadam os impostos do tabaco, mas proíbem-nos de fumar em quase todos os locais públicos; para não encontrarmos um cabelo na sopa, a fiscalização da ASAE, exímia cumpridora das leis da UE, fecha e/ou multa todos aqueles estabelecimentos de restauração que possuem colheres de pau, facas não discriminadas para cada ingrediente ou galheteiros violáveis (entre tantas outras normas); para TODOS nos exercitarmos bastante, reduziram o IVA de 21% para 5%, nos ginásios.

Claro que fecharam uns quantos serviços de urgência hospitalares e umas maternidades por todo o país, mas também em abono das nossas poupanças e para não sermos mal servidos, com pessoal e equipamento rudimentar...

Bom, com tanta higiene e limpeza, seria de supor que os produtos que as garantem não fossem considerados de luxo, em termos de IVA: um sabonete, um shampoo, um desodorizante, uma pasta de dentes. Ná, esses continuam a pagar 21%, que isso dava um grande rombo nos cofres estatatais!

Entretanto, fiquei com muita pena dos ginasticantes, que viram as suas mensalidades aumentar. Ahn? Pois, leram bem! Os proprietários dos grandes ginásios, que nem sempre dão recibos ao pessoal, resolveram implementar uma “taxa de actividades em grupo”. E ficariam a ganhar muito mais, se alguns frequentadores não fizessem queixa à DECO e a organismos afins.

Preocupação?! A única que estou a ver é a da pose na fotografia. Uma imagem... simplória, sem uma réstia de bom-senso!

35 comentários:

  1. Exacto. É esse tipo de ingerência nas nossas vidas que me chateia. E não é só isso! é a hipocrisia destas medidas. É também a concordância dos portugueses que estão a favor destas merdas.

    Como dizia alguém há dias na tv, os portugueses não amam a liberdade, apesar de dizerem que sim.

    Se morrer por fumar, o problema é meu. Não vou pedir contas a ninguém. Antes, já respeitava em certos locais os não fumadores. É uma questão de civismo. É isso que falta aos portugueses.

    ResponderEliminar
  2. Hipocrisia, Carlos II? Cobram os impostos sobre o tabaco, proibem de fumar em quase todo o lado e depois ainda passa a ASAE a cobrar multas aos prevaricadores, como ao dono do estaminé, avisados por uns "bufos"?

    Mas também me parece que estas leis vão mais longe...

    ResponderEliminar
  3. Lá chegará o dia em que os esbirros da ASAE, acompanhados ou não pelo xerife cigarrilha, entrarão pelas nossas casas dentro...

    ResponderEliminar
  4. ASAE ou ASAE-DGS?
    Ainda não estou certo...

    ResponderEliminar
  5. Capitão, espero nunca ver chegar esse dia! Mas estou certa que a ASAE-DGS anda a tratar-nos da saúde...

    ResponderEliminar
  6. Nem me falem da ASAE.
    Os sujeitos multaram-me ontem à tarde, por ter as botas mal engraxadas!

    ResponderEliminar
  7. Xi, Rei da Lã, tenho de ir a correr engraxar os meus sapatos, não vá essa malta entrar-me porta adentro... "de repente"!

    ResponderEliminar
  8. Agora os gajos até treino para-militar estão a receber. Não vão encontrar alguma barata ou outro ser parecido que os possa atacar em exercício de funções.

    ResponderEliminar
  9. Que raio de liberalismo é este!?

    Não tarde muito que a nova brigada de costumes, só permita na admissão à função pública, os funcionários com bom hálito.

    Relações sexuais? Só às segundas, quartas e sextas. É hoje!!!

    Ai nas praias no verão. Curvas ao léu, tá bem deixa!

    Cozido à portuguesa!? Ok, mas só com carne importada das terras de Sua Majestade.

    Esperem. Estão a bater à minha porta. Serão eles?

    ResponderEliminar
  10. Dizes bem....palavras para quê????!!!!
    Jinhos

    ResponderEliminar
  11. Isto faz-me lembrar outros tempos que não são os meus mas que os conheço de ouvir contar e descrever...parece que para lá se caminha...e umas atitudes mascaram outras, finais que se verão mais tarde...
    Esperemos que não.
    Já tinha pensado bastante nessa questão dos produtos essenciais que usamos na questão da higiene e saúde, como é lógico, levarem uma taxa como se fossem produtos de luxo...ou seja, andar limpo, saudável...é um luxo neste país!

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  12. Psycho_Mind, pois, deve ser mesmo devido ao receio... das baratas!

    Carlos II, com bom hálito, sem caspa, entre os 50/80 quilos de peso, etc. 2ª, 4ª e 6ª? Isso não é liberalismo a mais? Cozido à portuguesa com SPAM? Brrrr!!! Espero que não!

    ResponderEliminar
  13. Acho q essa cena das colheres de pau e galheteiros não é bem assim. Há dias recebi um mail supostamente do chefão da asae, que anda a circular para aí, de que não foram proibidas colheres de paus nem galheteiros.

    Também acho que há muito mau feitio a contrariar o trabalho da ASAE, com muita ignorancia a dar origem a muitos boatos. O que não quer dizer que a ASAE tb não peque por excesso de zelo.

    ResponderEliminar
  14. De resto, tou como tu. Não entendo essa enorme preocupação com a nossa saúde a par desses fechos de urgencias e maternidades...

    Não entendo como é que não há dinheiro para maternidades, urgencias, atls, escolas, etc, e há no entanto para outro aeroporto, e mais obras publicas. Muita aparencia, pouco conteudo.

    ResponderEliminar
  15. É, Maria Clarinda, não é preciso dizer mais nada...

    Pois Su, ainda era novinha demais para ter noção de todo aquele horror, só me ficou uma ligeira sensação... de mal-estar!
    Tal como tu espero que não atinja tais proporções, mas que está a começar a ter muitas semelhanças, lá isso...
    No caso só estava a falar de higiene pessoal, mas os detergentes para a louça e roupa, os produtos de limpeza da casa, tudo isso (salvo erro, à excepção do sabão, normal e azul e branco) é considerado luxo. A ida ao ginásio, já não...

    ResponderEliminar
  16. vão todos correr pá rua como a mim que não ganho pa ir pó ginásio e se correrem ainda faz melhor que andar ali a bufar todo o dia pa perder umas duzenta sgramas, bah, rua e assim eles fecham os ginásios e depois baixam o preço....
    ai tété por onde andas? foi fimd e semana é...jinhos.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/14/2008

    Vanadis, não tenho possibilidade de ler as cerca de 800 leis que estipulam as funções da ASAE, nem os 10 mil itens alvo da fiscalização. Por tudo o que tenho lido, há uma proibição de utilização de colheres de pau na confecção da comida nos restaurantes (por serem pouco higiénicas) - por enquanto, não ainda nas nossas casas. Os galheteiros invioláveis já são obrigatórios há muito tempo, pelo menos uns 2 anos - mas essa nem é a pior das ideias.

    Também ouvi o porta-voz da ASAE dizer há uns dias que a petição on line contra eles era mentirosa. Mas quer dizer, se eles fazem estas fiscalizações com a TV na cola, sujeitam-se a que as imagens, em alguns casos, sejam bastante elucidativas... E já agora, porquê o uso de máscaras? Estão a lidar com terroristas??? Tenho impressão que "excesso de zelo" é uma expressão light demais, para o que se passa...

    Quanto ao resto, essas obras de que falas são para inglês ver. Porque preocupados com os portugueses, parece-me que não estão...

    ResponderEliminar
  18. Olha, estou a sair como anónima???

    Teté

    ResponderEliminar
  19. Anónima, teté?!
    Olha se não tens cuidade vem aí a ASAE investigar porque é que não assinas por baixo o que comentas!
    :)

    ResponderEliminar
  20. Laurinha, não tens tu, não tenho eu, não tem uma série de gente... por isso é que é ridículo esta benesse do governo. Para os mais ricaços?! Se isto é incentivar o exercício físico e a ginástica, vou ali já venho... E com os donos dos ginásios ainda armados em "chicos-espertos"?!

    ResponderEliminar
  21. Eh, eh, eh, Su! Ao PC de vez em quando dá-lhe uma travadinha... :)))
    Jinhos, amiga!

    ResponderEliminar
  22. LOOL; ok, deixa-me ir confirmar com a minha fonte fidedigna, ;-).

    Mas vejamos uma coisa. As colheres de pau SÃO pouco higiénicas. Se ficarem mal lavadas ou ficarem de molho muito tempo, ganham bolor imeidiatamente e podem ser um foco de crescimento de outros microorganismos. Em casa, ainda vá, porque podemos certificar-nos que está tudo bem com a colher de pau. Agora, num restaurante, quem nos garante que estão a tomar os cuidados devidos? Especialmente com a mentalidade tuga de não se adaptar às novas realidades e de não tentar informar-se das normas básicas de higiene...

    Num restaurante onde ia muito, e que é conceituado aqui em baixo, certa vez veio um arroz de polvo muito bom, não fossem os vidros partidos que estavam espalhados por lá...pois...

    O que eu quero dizer é que, não querendo defender atitudes exageradas da parte da ASAE, é que eles agem no nosso interesse. Ok, certo, é lá preciso agora máscaras e treino militar. Mas o principio é tentar evitar q passemos a vida a ir parar ao hospital por causa das salmonelas dos outros.

    Quanto aos galheteiros, se não forem devidamente higienizados...ah pois, é que na verdade é mesmo com vinagre que se apanham moscas, e as gajas metem ovos nos galheteiros!! Se estiverem mal armazenados e limpos, como acontecia por muito bom sitio, é um festim para esses insectos.

    É verdade que este governo anda a tratar o povo como criancinha que precisa que lhe cuidem da saudinha. Mas vamos a ser honestos: é alguma mentira que a falta de consciencia, a ignorancia, e a falta de civismo são o pão nosso de cada dia aqui? Oh páh, pois se não vai, racha!

    ResponderEliminar
  23. E pelo caminho lixam-se os que têm um pingo de consciencia, lógico...

    ResponderEliminar
  24. É o país que temos ... e que deixamos andar assim !! Enquanto a malta andar caladinha eles vão pondo e dispondo. Até quando não sei!
    (Não sou fumadora, mas já fui durante muitos anos, mas esta nova lei do tabaco, não sei porquê irrita-me! Nos restaurantes ainda vá, mas nos centros comerciais???? O que existe perto de mim - o Fórum Almada - diziam que era o maior da Península Ibérica. Porque raio naquele espaço enorme não se pode fumar um cigarro? )
    Enfim, e quanto à ASAE e às novas restrições, muito haveria a dizer. A começar pelas colheres de pau. Como fazer os nossos belos doces conventuais sem as ditas?
    E já falei demais. Beijocas.

    ResponderEliminar
  25. Vanadis, não me convences com essa das colheres de pau. Eu até tenho umas pequeninas para as compotas, porque as de aço oxidam-nas. E se fizeres doce de gila, por exemplo, e usares aço... estragas o próprio doce.

    Bom, mas não disse que não deviam existir inspecções, agora com esta fúria toda, a ameaçar que fecham metade dos restaurantes/cafés do país, também é um bocado de exagero. E como é que é com o queijo da serra, que só pode ser feito artesanalmente? E com chouriços e produtos afins? E a porteira aqui de um prédio que faz uns excelentes rissóis e croquetes para festas, para complementar o pouco que ganha? E a viúva que faz uns belos bolos, porque a reforma não lhe chega para viver? Se fossem maus, achas que alguém encomendava?

    Já os galheteiros é outra conversa, que a medida já foi implementada há bastante tempo, e os donos de restaurante conhecem essa regra, que essa sim, tem a ver com o que tu dizes. Porque por falta de informação, ou não, se o galheteiro estava meio vazio, metiam lá mais azeite e vinagre para dentro e as galhetas nunca chegavam a ser lavadas...

    Concordo que há muita falta de informação, até porque os donos dos pequenos restaurantes e cafés de bairro não são propriamente doutorados. Mas quer dizer, foi-lhes dada a necessária, antes de chegarem com as talegas das multas? Pessoalmente, não tenho pachorra para ler 800 decretos-leis, a estipular quais os itens passíveis de multa se não estiverem conformes! Mas se tivesse um pequeno estaminé, que remédio tinha eu, né? E alguém tira dúvidas a este pessoal que não é entendido em leis?

    Antes de ser "ou vai ou racha", deveria ter sido dada uma informação mínima. E por incrível que pareça, o único que me parece ter ficado bem na foto, foi o "tio" Paulo Portas, que falou contra estes desmandos e autoritarismos...

    E sim, quem vai ficar a perder são os pequenos estaminés de bairro ou de província. Aqui em Benfica e São Domingos de Benfica, duas freguesias com cerca de 75 mil habitantes, há apenas UM café para fumadores. Pelo menos nestes primeiros dias do ano, os grandes safam-se mais ou menos, um ou outro põem esplanadas cá fora, que estão cheias apesar do frio e da chuva, os restantes... estão às moscas! Mas também já estou farta desta conversa do tabagismo, daqui a 3 ou 6 meses é que se podem tirar conclusões... :P

    ResponderEliminar
  26. Falaste nada, Dulce, que aqui és sempre bem recebida!

    Mas confesso que tenho algum receio destes mandos e desmandos e da política de "bufaria" incentivada! Aqui o Colombo também é um espaço enorme (tanto que a obra foi embargada durante anos, devido à sua volumetria não ser permitida no PDM da época), sairam-se com a ideia que é uma medida "pedagógica". Por mim, acho que têm mais é de fazer pedagogia com filhos, sobrinhos e netos, que estão longe de ser meus familiares...

    Quanto às colheres de pau em doces conventuais, não é que faça muitos, sei que na abóbora gila, para fazer doce, não se podia pôr uma faca, quando não o doce ficava estragado... Acho um exagero!
    Jinhos!

    ResponderEliminar
  27. tudo isso não passa de uma gang legalizada!
    ontem li num jornal que os senhores a ASAE confiscaram roupa original numa loja de roupa "de marca". será que foi detectada alguma ilegalidade ou foi apenas para eles terem roupa de marca?
    tal como aconteceu lá na minha zona há algum tempo, eles queria confiscar alguns kg de lampreia com a justificação que não tinha as medidas regulamentares... acabaram por não levar nada depois do proprietário das lampreias as regar com lixívia!
    se era apenas para as confiscar qual era o problema de terem lixivia?

    são roubos e mais roubos protegidos!

    ResponderEliminar
  28. Pois, Vício, também já tinha lido umas coisas desse género, tipo confiscam porque não tem condições e depois oferecem a orfanatos e lares de idosos (no caso era comida)?! Então tinha ou não condições??? Ou estão a oferecer comida estragada?!

    ResponderEliminar
  29. infelizmente, a baixa do iva sobre o exercício físico será para os ginásios lucrarem mais e não irá ajudar ninguém...muito menos incentivar as práticas desportivas...

    ResponderEliminar
  30. Eu estou a pagar menos no ginasio do que pagaria no ano passado (se tivesse entrado logo)...

    admito que é no minimo ridiculo alguns bens de primeira necessidade continuarem a ter iva de 21%. se alguem souber o porquê, agradecia que me tirassem essa duvida.

    ResponderEliminar
  31. Fernando, parece ser mais pandeireta, do que propriamente incentivo...

    É, Fausto, também gostava que me esclarecessem essa dúvida... Mas pelos vistos, ninguém sabe porquê!!!

    ResponderEliminar
  32. LOL, há poies é assim é

    ResponderEliminar
  33. [Just me], é não é? E infelizmente parece que ninguém sabe porquê!

    ResponderEliminar
  34. Hospitais para quê?...Com tantas medidas saudáveis, já não haverá doentes ;))

    ResponderEliminar
  35. Ahlkinha, a ideia deles deve ser essa... Mas todos nós sabemos que enquanto existirem pensões miseráveis e ordenados mínimos de 426 euros, muita gente andará subnutrida e irá lá parar, mais cedo ou mais tarde! :S

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)