terça-feira, 3 de julho de 2007

CENSURA

Alguém sabe realmente o que é?
Então passo a explicar, em termos musicais.
Chico Buarque compôs música e letra de uma canção, intitulada “Tanto Mar”, em 1975. O Brasil ainda vivia em ditadura, a primeira versão da letra foi censurada e rezava o seguinte:

“Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim.

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim.

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso, pá
Navegar, navegar.

Lá faz Primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim.”

Algum tempo depois alterou a letra, que só podia ser tocada e não cantada, em terras brasileiras, numa nova versão:

“Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
‘Inda guardo renitente, um velho cravo para mim.

Já murcharam tua festa, pá
Mas, certamente
Esqueceram alguma semente nalgum canto do jardim.

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também como é preciso, pá
Navegar, navegar.

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente algum cheirinho de alecrim.”

Toparam a diferença?
Nunca fico renitente em usar cravo ao peito contra guerras, ditaduras, violências várias, machismo, terrorismo e todos os males que nos assolam no global. Que começam logo com a tal censura, de não se poder dizer umas quantas verdades, no momento certo...E agora também fiquei com esta música na cabeça!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/03/2007

    Linda canção, como todas do Chico. Podíamos adicioná-la ao repertório da 'Pedra Filosofal'...

    ResponderEliminar
  3. Bem linda e reveladora...

    ResponderEliminar
  4. Oh Aninhas, não removi coisíssima nenhuma, aliás recebi os dois em mail.
    E esta já cá mora no portátil, de modo que quando souber pôr a musiquinha a tocar "cá em casa", ainda a vais ouvir novamente. É capaz é de levar tempo... Ainda tenho de ver se apanho a "Pedra Filosofal"...

    ResponderEliminar
  5. 'Tás a ver, a gente sempre vai concordando com algumas coisas. Não fora a questão do (anti-)tabagismo, até diria que em bastantes...

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)